UNIFAL-MG acolhe calouros dos campi de Varginha e de Poços de Caldas

Versão para impressãoEnviar por email
Programação contou com mobilização dos ingressantes no combate ao Aedes aegypti

Neste início de semestre, os estudantes recém-chegados à UNIFAL-MG participam de mais uma edição da tradicional “Acolhida aos Calouros” da Universidade.

Promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), o evento tem por objetivo integrar os novos alunos ao espaço acadêmico, apresentando a estrutura organizacional e as oportunidades que encontrarão no decorrer do curso.

“O nosso propósito é justamente dar a vocês, alunos que estão chegando, as boas-vindas do corpo administrativo da Universidade, por isso, nós estamos estendendo um tapete vermelho de boas-vindas a vocês”, enfatizou a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, durante a abertura realizada em Varginha.

Na programação da Acolhida ao Calouro - 2016/1 foi incluída também a participação de dois pesquisadores da Universidade para mobilizar os novos alunos quanto à importância de combate ao mosquito transmissor de doenças como a Dengue, a Chikungunya e o Zika Vírus.

A primeira recepção do ano de 2016 foi realizada no campus Varginha, na quinta-feira, 18/02. Os acadêmicos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia puderam ver o ritmo da vida acadêmica, bem como conhecer os setores que gerenciam as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

Os calouros do campus Varginha prestigiaram as apresentações sobre as características do Aedes aegypti, realizadas pelos professores Luiz Felipe Leomil Coelho, do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG; e Murilo César do Nascimento, da Escola de Enfermagem.

Em sua fala, o professor Luiz Felipe destacou o ciclo biológico do mosquito, esclarecendo dúvidas sobre os fatores que afetam o ciclo de vida do vetor e do que ele se alimenta. Prof. Luiz Felipe ressaltou a necessidade de todos nós ficarmos atentos para eliminar os possíveis focos à nossa volta. “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”, lembrou, convidando os estudantes para unir forças com a Universidade a fim de ajudar no campanha nacional de combate ao mosquito.

O pesquisador explicou também que as condições climáticas do país e a população suscetível são alguns dos fatores que favorecem para o desenvolvimento do mosquito.

A questão epidemiológica das doenças relacionadas ao Aedes foi abordada pelo Prof. Murilo, que esteve também na acolhida aos calouros do campus Poços de Caldas, na noite desta segunda-feira, 22/02, oportunidade em que apresentou para os calouros do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, as áreas de maior risco no estado de Minas Gerais e frisou que o foco não deve ser em erradicar o mosquito em vida adulta, mas na eliminação dos criadouros do mosquito para evitar que cheguem à vida adulta.

Segundo Prof. Murilo, no dia a dia, sem saber, nos deparamos com muitos reservatórios do mosquito além de caixas d’água, pneus e calhas. Prof. Murilo cita tampas de garrafas pet; reservatórios biológicos como caramujo e caracol; plantas como as flores bromélia, entre outros, que também devem ganhar nossa atenção.

Após as apresentações dos pesquisadores, os calouros foram orientados sobre programas, projetos de extensão e de iniciação científica, e demais ações desenvolvidas pela Universidade que contribuem para a formação do aluno durante a graduação.

Ao final, a Prace realizou sorteio de brindes e distribuiu canecas retornáveis para os calouros, incentivando a sua utilização, em substituição aos copos descartáveis. A iniciativa faz parte das ações voltadas para a educação ambiental na Instituição, proposta pela Comissão de Sustentabilidade Campus Verde.

O encontro com os calouros de Alfenas acontecerá nesta quarta-feira, 24/02, em dois horários às 9h para os ingressantes dos cursos diurnos e às 19h para os cursos noturnos.

A UNIFAL-MG está recebendo 1.097 novos estudantes nos 23 cursos oferecidos para ingresso no primeiro semestre.

 

Participaram da acolhida em Varginha, os dirigentes e representantes das unidades:

  • Vice-reitora: Profa. Magali Benjamim de Araújo;
  • Pró-reitor adjunto de Graduação: Prof. Alessandro Aparecido Pereira;
  • Pró-reitora adjunta de Extensão: Profa. Ana Rute do Vale;
  • Pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação: Prof. Eduardo Costa de Figueiredo;
  • Representante da Pró-Reitoria de Administração e Finanças: Denis Eduardo Borba Ferreira;
  • Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional: Prof. Tomás Dias Sant’Ana;
  • Representante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: Deíse Inês Landre;
  • Diretor do campus Varginha: Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza;
  • Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas: Prof. Manoel Vitor de Souza Veloso;
  • Coordenadora do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia: Profa. Gislene Araújo Pereira;
  • Representante do Diretório Central de Estudantes (DCE): Vinícius Oliveira de Melo.

Participaram da acolhida em Poços de Caldas, os dirigentes e representantes das unidades:

  • Vice-reitora: Profa. Magali Benjamim de Araújo;
  • Representante da Pró-Reitoria de Graduação: Amanda Rezende Costa Xavier;
  • Pró-reitora de Extensão: Profa. Eliane Garcia Rezende;
  • Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profa. Eva Burger;
  • Pró-reitora adjunta de Administração e Finanças: Helena Maria dos Santos Couto;
  • Representante da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional: Anézio Eugênio de Faria Júnior;
  • Pró-reitor de Gestão de Pessoas: Julio Cesar Barbosa;
  • Diretor do campus Poços de Caldas: Prof. Mayk Vieira Coelho;
  • Diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia: Prof. Cássius Anderson Miquele de Melo;
  • Coordenador do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia: Prof. Marcelo Ribeiro Barison;
  • Caloura do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (representando os discentes): Marcela de Carvalho.