Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
O professor do curso de Medicina da UNIFAL-MG, o médico Roberto Conde Santos, participou do Simpósio Internacional sobre Avaliação dos Egressos da Medicina que debateu os modelos de avaliação dos cursos de Medicina, no dia 18/02, em São Paulo.
Promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), o evento teve por objetivo apresentar e discutir os modelos de exames utilizados para medir a qualidade da formação médica em instituições públicas e privadas no Brasil, seus resultados e possíveis caminhos de aprimoramento.
Os debates foram baseados nas experiências do IEP/HSL, que há três anos desenvolve projeto em parceria com a National Board Of Medical Examiners (NBME), dos Estados Unidos; do exame realizado pelo Cremesp, aplicado há 11 anos a todos os médicos formados dentro do Estado de São Paulo; e também do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), do Ministério da Saúde.
“Precisamos desenvolver ferramentas que auxiliem o estudante de medicina durante sua trajetória acadêmica, para que ao final do curso ele esteja apto para atuar. E sabemos que isto é possível tendo como base a nossa experiência com o NBME”, destacou durante o simpósio, Roberto de Queiroz Padilha, superintendente de ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.
O Simpósio Internacional sobre Avaliação de Desempenho dos Egressos de Medicina foi destinado a diretores, coordenadores e professores dos cursos de todo o Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), existem 400 mil médicos em atividade no país. A cada ano se formam, em média, 18 mil novos profissionais.
Informações e foto: Roberto Conde Santos, professor do curso de Medicina da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG