Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Os professores do ICHL Paulo Denisar Fraga, Francisco Xarão e Adriano Santos participaram dia 11/05 de uma mesa-redonda no 2º Seminário Nacional sobre Teoria Marxista, ocorrido entre 10 e 12/05 na Universidade Federal de Uberlândia. A mesa debateu “O Conceito de crise n’O Capital, práxis revolucionária e luta de classes”.
Os trabalhos apresentados durante o Seminário são resultados de pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa "Filosofia, História e Teoria Social" da UNIFAL-MG. Além da mesa-redonda, o grupo de pesquisa apresentou os trabalhos “Marx e Engels e a questão da educação da classe trabalhadora na ordem capitalista”, do professor Romeu Adriano da Silva, e “Gramsci e o debate sobre a relação entre Hegel e Marx”, do professor Gleyton Trindade.
Na opinião do professor Paulo Denisar Fraga: “A participação do grupo de pesquisa no seminário foi importante para intensificar os contatos com outros grupos e pesquisadores que trabalham temáticas semelhantes”. O professor Romeu Adriano da Silva, por sua vez, enfatizou a qualidade dos debates:“em uma conjuntura tão difícil que atravessa nosso país é fundamental que as Ciências Sociais, a História e a Filosofia debatam a crise política e social”. Para o professor Gleyton Trindade, a participação do grupo de pesquisa foi importante para “divulgar as suas pesquisas e para entender o estado da arte dos estudos sobre as obras de Marx no Brasil”. Já os professores Francisco Xarão e Adriano Santos informaram que o grupo de pesquisa deverá participar de outros eventos ainda este ano e que também discute a possibilidade de organizar um Seminário semelhante na UNIFAL-MG para 2017.
Informações e foto: Francisco Xarão, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG