Parceria firmada pela Universidade auxiliará na formação política de cidadãos

Versão para impressãoEnviar por email
Projeto com a Câmara Municipal prevê continuidade do "Observatório da Crise Brasileira"

No dia 18/10, a Câmara Municipal de Alfenas recebeu os professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, Wellington Ferreira e Gleyton Trindade, a fim de discutir atividades e parcerias para incentivar o aprendizado e o diálogo entre população e Legislativo, com especial atenção para a formação política dos cidadãos.

Uma das propostas dos professores, que já foi aceita pelos vereadores, é o “Observatório da Política Brasileira”, que dá continuidade ao projeto do ICHL, o “Observatório da Crise Brasileira”. Nesse observatório, a intenção é comunicar saberes sobre a vida política brasileira, por meio de três ações envolvendo entrevistas, debates e mesas-redondas com vereadores, professores da Universidade, pesquisadores do tema e comunidade.

Outro projeto que será desenvolvido pelos professores da UNIFAL-MG é o “Educação Política Democrática”, com o objetivo de aproximar o conhecimento de especialistas das universidades e dos representantes políticos locais e transmitir esse conhecimento à população em geral.

O projeto começa com o curso “Política e Reforma Política no Brasil”, com uma troca de experiências entre professores, universitários, membros do legislativo local e organizações da sociedade civil. Esse projeto já foi realizado na Câmara Municipal de Paraguaçu.

Outra atividade será a “Memória Documental do Legislativo de Alfenas”, com pesquisa e análise da ampla documentação da Câmara Municipal de Alfenas, reunida no catálogo “Fontes para o Estudo da História de Alfenas”, que é resultado de um projeto de extensão desenvolvido por alunos da Universidade, sob a coordenação do professor  Alisson Eugênio. Logo após a análise nos  documentos manuscritos produzidos pelo Executivo e Legislativo municipais de Alfenas, entre 1860 e 1982, será realizado o curso “Memória do Legislativo de Alfenas”, com a intenção de apresentar à população alfenense os resultados da pesquisa em um evento especial.

Os dois projetos estão previstos para 2018, com início já no primeiro semestre do ano.

A Câmara Municipal de Alfenas já está se preparando para uma importante atividade que também ocorrerá em 2018: a participação no Parlamento Jovem – PJ Minas 2018. As atividades pré-requisito já estão sendo realizadas, no momento com um curso preparatório para os servidores que ficarão na coordenação do projeto.

De acordo com o site da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política voltado a estudantes do ensino médio e superior. Por meio dele, os participantes podem conhecer melhor o funcionamento dos Legislativos Municipal e Estadual, bem como os principais instrumentos de intervenção democrática na vida pública.

A cada ano, um tema de relevância social é debatido pelos jovens, que desenvolvem pesquisas, participam de palestras e de processos formativos sobre o assunto. A partir daí, discutem e elaboram, de forma coletiva, propostas para o enfrentamento do problema tratado. As proposições são encaminhadas para a apreciação das Comissões de Participação Popular da Câmara de BH e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nas etapas municipal e estadual do projeto, respectivamente.    

Com informações e fotos: ASCOM/Câmara Municipal de Alfenas