Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Um grupo de pesquisa criado em dezembro de 2017 no campus Varginha da UNIFAL-MG vai discutir e propor políticas públicas a fim de auxiliar as cidades a se tornarem ambientes melhores para a vida em sociedade. Soluções inovadoras buscarão mudar o perfil das cidades tradicionais para cidades mais inteligentes.
Essa é a proposta do grupo Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes - Public Policies for Smarter Cities (PP4SCities), idealizado por professores do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. A iniciativa prevê gerar conhecimento de forma a contribuir para que as cidades se apropriem desse conhecimento e possam melhorar a qualidade de vida em diversas áreas.
“A ideia veio de discussões entre professores e alunos do programa de mestrado em Administração Pública - Profiap, principalmente, por causa das grandes demandas de soluções para problemas simples que as cidades têm e que poderiam ser solucionados com soluções já disponíveis, porém, desconhecidas pelos gestores públicos municipais”, explica o coordenador do grupo, Prof. Hélio Lemes, que salienta a possibilidade da Universidade propor políticas de implantação de soluções inovadoras para os problemas urbanos.
Conforme o professor, as cidades inteligentes emergem com o uso de novas tecnologias aplicadas ao bem-estar do cidadão, no que tange à mobilidade urbana, segurança pública, educação, saúde, limpeza urbana, entre outras; por isso, a proposta não se restringe à cidade de Varginha. “O objetivo não é apenas atuar em Varginha ou Alfenas, mas todos os municípios podem se beneficiar de melhores políticas públicas, prevendo a implantação de soluções inovadoras que tornem a vida nas cidades mais inteligentes, com os governos municipais criando facilidade ao invés de dificuldades para o cidadão”, enfatiza.
Para iniciar as atividades, o grupo PP4sCities já elencou o que é preciso ser feito. “Nossos próximos passos envolverão definir a abrangência dos estudos do laboratório sob as perspectivas geográficas, econômica, cultural e o alcance das pesquisas, compilar as melhores práticas em gestão pública para cidades inteligentes e promover as difusão do conceito entre cidadãos e gestores municipais”, encerra Prof. Hélio.
Integram o grupo de pesquisa:
Com informações: Helio Lemes, coordenador do grupo de pesquisa "Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes"