Universidade promoverá treinamento para pesquisa em Bases de Dados

Capacitação, promovida pela Biblioteca, acontecerá nos dias 14 e 15/05

A Divisão de Publicações Periódicas e Acesso às Bases de Dados da Biblioteca Central e a Biblioteca da Unidade Educacional Santa Clara convidam os interessados para um Treinamento de Bases de Dados que será oferecido pela representante da ITMS Group, Bruna Campos. O evento acontecerá nos dias 14 e 15/05, na sede da UNIFAL-MG com vagas limitadas.

As inscrições deverão ser feitas no CAEX.

O treinamento vai capacitar o participante a utilizar as seguintes bases de dados:

SciFinder: é a ferramenta de pesquisa do Chemical Abstracts Service (CAS), que permite recuperar e analisar, a partir de um único lugar as informações de diferentes bancos de dados do CAS nas áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físicoquímica, Química Analítica, Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos, Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos, Ciências Ambientais, Farmacologia, Toxicologia, Medicina Experimental, Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma, Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia, Alimentos, Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica. Agrega informações de mais de 61 autoridades de patentes incluindo patentes anteriores a 1907. São sete bases de dados disponíveis: - CAplus (referências de patentes, periódicos, conferências dentre outros com cobertura desde 1800 e atualização diária); - CAS Registry (registros de substâncias orgânicas e inorgânicas únicas, sequências, propriedades experimentais e previstas com cobertura desde 1802 até o presente e atualização diária); - CASREACT (reúne informações sobre reações com diagramas de estruturas para agentes e reagentes, condições de reações, procedimentos experimentais, de reações simples e multi-passo, preparações sintéticas. A cobertura das reações inicia no ano de 1840 e das condições no ano de 2003. A atualização é diária); - CHEMLIST (Lista de substâncias químicas inventariadas ou controladas desde 1980 até o presente, incluindo listas internacionais com atualização semanal); - CHEMCATS (reúne informações sobre produtos químicos e fornecedores disponíveis no mercado, produtos comercialmente disponíveis, substâncias únicas, fornecedores de produtos químicos, catálogos químicos com atualização semanal) - CAS Registry (reúne informações sobre substâncias orgânicas e inorgânicas únicas, valores das propriedades experimentais e previstas, cobrindo a literatura desde 1802 até o presente. A atualização é diária) - Medline (Permite acesso a referências de artigos científicos na área de ciências da vida com cobertura desde 1946 e atualização diária). - Markush Structures (estruturas Markush que representam substâncias orgânicas e organometais de patentes, com cobertura desde 1961 e atualização diária).

ACS – American Chemical Society: A coleção de periódicos da ACS disponibiliza 49 publicações nas áreas de Química, Bioquímica e Biofísica, Farmacologia e Toxicologia, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Sanitária, Ciências Ambientais e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Artigos publicados a partir de 1896 da ACS estão disponíveis aos usuários do Portal.

American Physical Society (APS): A APS publica revistas internacionais de pesquisa em física, incluindo Physical Review Letters, Reviews of Modern Physics e a série Physical Review. O Physical Review Online Archive fornece acesso a artigos nessas revistas retrospectivamente até a fundação da Physical Review em 1893.

Institute of Physics (IOPscience): Coleção de periódicos na área de Física publicados pelo Institute of Physics (IOP) e outras sociedades científicas e profissionais.

Organização:

Danielle Ferreira Dias