Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
“Câmara no Bolso" é o nome do aplicativo idealizado por alunos do curso de Administração Pública da UNIFAL-MG, campus Varginha, para incentivar a participação pública na política dos municípios.
Desenvolvido em parceria com o programador Matheus Antônio Flauzino, aluno do Mestrado na Universidade Federal de Lavras e líder do CDG Varginha (grupo aberto de tecnologia fomentado pelo Google), o projeto é coordenado pelo professor Bruno Eduardo Freitas Honorato e conta com os alunos do curso, Evelise Paula Ferreira, Jéssica Maria Bertoli, Juliano Cougo, Luis Filipe Lopes Gallego, Patricia Matias Adão, Samira Mansur Silva Abou Haikal e Willker José de Souza.
“Este aplicativo tem como potencial de inovação gerar transparência e acesso simplificado a dados municipais para consulta e avaliação dos cidadãos”, esclarece Prof. Bruno.
Segundo o coordenador, a ferramenta tem por base as funções de acompanhamento, proposição e avaliação de projetos de lei a serem debatidos pelos vereadores nas câmaras municipais. “Enquanto produto, o ‘Câmara no Bolso’ servirá aos cidadãos no acesso a dados públicos (accontability e controle social) e aos vereadores (transparência, controle de resultados, imagem e referência internacional)”, explica.
A ferramenta contará com uma área para o cidadão, pela qual poderá acompanhar, propor e avaliar os projetos de lei dos vereadores colocados em pauta nas câmaras municipais; e também uma área específica para vereadores, para que possam acompanhar a avaliação da opinião pública sobre os projetos propostos.
De acordo com Prof. Bruno, pelo aplicativo, os vereadores também poderão lançar ideias de projeto de lei para verificar aceitação popular e gerar relatórios sobre a avaliação das ações dele pela opinião pública. A ferramenta possibilitará ainda, uma aproximação entre a população e seus representantes por meio de uma área denominada ‘Fale com o Vereador’. “O caráter do aplicativo é, a um só passo, pedagógico, porque se funda no incentivo ao conhecimento político, e aplicado, porque intenta ampliar os limites da democracia representativa no país, em âmbito municipal”, detalha Prof. Bruno.
A ideia do aplicativo foi apresentada aos vereadores de Varginha em reunião realizada no dia 03/05, na Câmara Municipal. Na ocasião, as alunas Evelise Paula Ferreira e Samira Mansur Silva Abou Haikal ministraram a palestra “A importância de aplicativos e outras tecnologias inovadoras na participação pública”.
Após falarem sobre democracia, participação pública e tecnologias da informação, as estudantes mostraram uma pesquisa realizada pela equipe no município de Varginha e o funcionamento do aplicativo “Câmara no Bolso” como solução possível para a ampliação do processo democrático nos municípios.
Conforme Prof. Bruno, o protótipo já está pronto e será apresentado em mais municípios do Sul de Minas ainda neste mês de maio. “Espera-se que em breve já haja uma versão piloto do aplicativo disponível em nível municipal", anuncia Prof. Bruno, contando que a ferramenta passará por testes para ser disponibilizada para a sociedade. "Nós desejamos que isso seja feito ainda esse ano", diz.
Com informações e fotos: Bruno Eduardo Freitas Honorato, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha