Técnico em Assuntos Educacionais recebe certificado por conclusão de mestrado

Eduardo foi parabenizado pelo vice-reitor da Universidade

O Técnico em Assuntos Educacionais da UNIFAL-MG, Eduardo de Almeida Rodrigues, recebeu o certificado de conclusão do mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-graduação em Educação das mãos do vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, no gabinete da Reitoria, na tarde de 20/06.

Orientado pelo Prof. Gabriel Gerber Hornink, Eduardo defendeu a dissertação intitulada: "Avaliação de ferramentas de monitoramento de interações online no Moodle”, que buscou compreender o potencial educacional das ferramentas InMapMoodle© e indeXMoodle© para auxiliar na moderação dos fóruns de discussão em cursos online.  A pesquisa integra a linha "Cultura, práticas e processos na educação" e utilizou como metodologia a avaliação da usabilidade e aplicabilidade das ferramentas em ações de ensino, pesquisa e extensão.

“Os resultados permitiram conhecer o potencial educacional de inMapMoodle© e indeXMoodle© e reconhecê-los como parâmetros para a moderação como uma ação dialógica mediada pelos fóruns e apoiada na abordagem sociointeracionista para a construção colaborativa do conhecimento”, explicou o TAE que trabalha na Instituição há 14 anos. De acordo com ele, além dos cursos online oferecidos para tutores e aspirantes à tutoria como curso de extensão, o estudo também ganhou repercussão quando foi apresentado em eventos, como o Simpósio Internacional de Educação a Distância: EnPED - UFSCar e o 1º Simpósio Nacional por uma Escola Inovadora e Inclusiva, realizado em Poços de Caldas.

Para Eduardo, a satisfação pela obtenção do diploma e do título de Mestre em Educação pela UNIFAL-MG é enorme: “a conclusão do mestrado foi a culminância de um período de grande aprendizado, pois além do programa estabelecer grande relação com as atribuições do meu cargo, as metodologias com as quais tive contato influenciaram diretamente em diversas atividades que exerço na Pró-Reitoria de Graduação”, finaliza.