Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
No início do mês, a Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNIP) deu as boas-vindas a três novas organizações brasileiras que atuam pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância. Entre elas, está o Núcleo de Estudos e Assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva (NESAESC) da UNIFAL-MG.
Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o Núcleo foi criado em setembro de 2015, congregando docentes da Pós-Graduação em Enfermagem na área da Saúde Coletiva com foco de pesquisa na Saúde da Criança e do Adolescente, com vistas a desenvolver projetos inovadores que possam subsidiar a criação e a implementação de estratégias voltadas para a melhoria da saúde dos grupos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
“Como primeiro Programa do NESAESC, encontra-se em fase de implantação, o Programa de Intervenção Precoce em Saúde Coletiva (PIPESC) cujo eixo norteador e teórico é a Intervenção Precoce”, comenta a coordenadora do Núcleo, Profa. Patricia Mônica Ribeiro.
De acordo com a pesquisadora, como medida inicial foi solicitada à Rede Nacional Primeira Infância, a possibilidade da participação do grupo da UNIFAL-MG e a confirmação veio no dia 04/02. “Este fato possibilitará o crescimento para o NESAESC/UNIFAL-MG e a melhora da qualidade de vida das crianças e adolescentes”, frisou.
O Programa de Intervenção Precoce em Saúde Coletiva tem por objetivos auxiliar o processo de transformação da qualidade do ensino e da assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva; promover, desenvolver e implementar ações conjuntas para a transformação da qualidade de vida e saúde da sociedade, por meio de parceria com instituições de saúde, de educação, empresas e organizações não-governamentais; fornecer assessoria a instituições públicas e privadas na elaboração ou implantação de projetos assistenciais ou de investigação na área da Saúde Coletiva e promover eventos científicos para a comunidade científica e sociedade buscando a difusão de conhecimentos.
SOBRE A REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA
A Rede é uma articulação nacional de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância – sem discriminação étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, partidária, econômica, de orientação sexual ou de qualquer outra natureza.
Formada inicialmente por um pequeno grupo de cerca de dez organizações, a RNPI iniciou suas atividades em março de 2007. Hoje envolve mais de 160 organizações de todas as regiões do Brasil.