Rondonistas da UNIFAL-MG partiram hoje para mais uma operação

Desta vez, o destino da equipe selecionada pelo Projeto Rondon é Tocantins

O grupo de rondonistas da UNIFAL-MG partiu na manhã de hoje, 12/07/2012, da sede em Alfenas, rumo a São Paulo-SP. De lá, os participantes do Projeto Rondon 2012, seguirão de avião para Palmas-TO, onde ficarão até domingo para a solenidade de abertura, e em seguida, irão para Itapiratins, município em que desenvolverão atividades extensionistas envolvendo as áreas de saúde, cultura, direitos humanos e justiça, até o dia 28/07/2012.

Liderada pelos professores Tomaz Henrique de Araújo (coordenador) e João Carvalho Filho, a equipe é formada por 8 alunos:

1. Alessandro Expedito Cabral - 7º período de Geografia
  2. Aline Morais Barroso - 5º período da Nutrição
  3. Caio Rennó José - 5º período de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (campus Varginha)
  4. Derik Damasceno Barbosa - 7º período de Odontologia
  5. Dulciene Silva Oliveira - 7º período de Pedagogia
  6. Grasiela Otto - 4º período de Engenharia Ambiental (campus Poços de Caldas)
  7. Karina Bacha Quinto - 7º período da Farmácia
  8. Sarah Salvador Pereira - 5º período de Enfermagem

Para a Operação Capim Dourado, além de caixas de primeiros socorros, material odontológico, manequins de anatomia, filmes, livros, preservativos e outros materiais para realização de palestras, cursos e oficinas nas comunidades do local, os rondonistas também estão levando na bagagem, muita expectativa. A participante Karina Bacha Quinto tem consciência do trabalho e da recompensa que o projeto proporciona. "A expectativa é de muito trabalho, mas será muito compensador, pois sabemos que iremos beneficiar muitas pessoas, além de nós mesmos", comentou.

Explicando o projeto, o Prof. João Carvalho ressaltou: "O projeto é acima de tudo humanitário, pois a interação e a convivência com outras realidades promovem mudanças na forma de encarar o outro e a nossa própria vida", explicou, relembrando a frase institucional, divulgada pela equipe da USP sobre o projeto, que diz: "Não basta olhar o mapa do Brasil aberto sobre a mesa de trabalho ou pregado à parede de nossa casa. É necessário andar sobre ele para sentir de perto as angústias do povo, suas esperanças, seus dramas ou suas tragédias; sua história, e sua fé  no destino da nacionalidade.”

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Desde 2006, a Universidade Federal de Alfenas vem sendo selecionada para participar do projeto, sendo esta, a 17ª operação que conta com uma equipe da universidade.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas

Informações sobre o Projeto Rondon: http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/