Universidade receberá “Pesquisador Visitante Especial”

Versão para impressãoEnviar por email
Projeto contemplado é de autoria do Prof. Claudio Viegas

A UNIFAL-MG obteve um projeto aprovado no Edital MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs nº 03/2014, que visa o apoio financeiro a projetos de pesquisa por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica, com enfoque nas áreas contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras.

Sob o título "The glia-neuron network as a novel target for designed multiple ligands in the treatment of neurodegeneration”, o projeto, voltado para o tratamento de Alzheimer, será coordenado pelo Prof. Claudio Viegas Jr. do Instituto de Química da UNIFAL-MG e contará com a participação do Pesquisador Visitante Especial Prof. Andrea Tarozzi, da Universidade de Bolonha - Itália.

De acordo com Prof. Claudio, a pesquisa tem por objetivo a investigação de moléculas inéditas planejadas e sintetizadas no Laboratório de Fitoquímica e Química Medicinal da UNIFAL-MG (LFQM) como novos candidatos a fármacos contra a doença de Alzheimer, aprofundando os estudos sobre possíveis mecanismos de ação e efeitos neuroprotetores. “Este trabalho vem sendo desenvolvido nos últimos 4 anos no âmbito do Programa INCT-INOFAR e com o envolvimento de discentes de Iniciação Científica e de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG”, comenta o professor.

Para a aquisição de material de consumo, equipamentos e despesas para a vinda do Prof. Tarozzi, o projeto receberá R$ 120 mil. Com o desenvolvimento previsto para um período de três anos, o projeto contará com a visita do pesquisador em três ocasiões com duração de 30 dias cada. “A vinda do Prof. Tarozzi será um marco importante na internacionalização do Grupo de Pesquisa, bem como do PPGQ-UNIFAL-MG, contribuindo para a qualidade do que já vem sendo realizado e na formação dos estudantes”, entafizou Prof. Claudio.

Acesse o resultado.