Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Para celebrar o Dia do Nutricionista, comemorado no dia 31 de agosto, o grupo do Programa Educação Tutorial – PET do curso de Nutrição, sob a coordenação da Profa. Cristiane da Silva Marciano Grasselli, promoveu um debate sobre o tema “Contribuição da Nutrição da Gestação às Grandes Conquistas”, em um evento realizado no auditório Dr. João Leão de Faria.
Conforme a organização, o objetivo da iniciativa foi não apenas comemorar a data, mas também reconhecer a importância deste profissional que apresenta competências e habilidades voltadas à promoção da qualidade de vida, valorizando as medidas necessárias para uma alimentação adequada e saudável em diferentes contextos e realidades.
A abertura contou com a presença da coordenadora do curso de Nutrição, Profa. Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo, que compartilhou sua experiência na área como docente, falando do privilégio de presenciar inúmeras colações de grau, nas quais afirmou ter a honra de entregar diplomas a novos nutricionistas. “É imensamente gratificante para nós ver tantas histórias de sucesso e tantos ex-alunos brilhando na profissão, dando exemplos de competência, de ética, de honestidade e dedicação”, disse.
Lembrando a vibração dos recentes jogos olímpicos, em que atletas deram exemplo de garra e superação, ao conquistar vitórias e medalhas, Profa. Eveline deixou uma mensagem aos alunos. “Jamais deixem de sonhar, mas jamais deixem de lutar. Mesmo que isso signifique se abdicar de coisas importantes. Dediquem-se, estudem, batalhem, não a qualquer preço, a qualquer custo, mas com ética e determinação. Sejam felizes. Sejam alunos e profissionais que darão orgulho a vocês e a nós. Feliz Dia do Nutricionista a todos nós!”
Na programação, o grupo PET Nutrição também incluiu apresentações culturais com a participação dos próprios alunos. Higor Mateus e Marina Moreno interpretaram “Cio da Terra” na voz e piano. Em seguida, as alunas do projeto de extensão “Dançando no Campus” fizeram uma apresentação de dança que envolve as modalidades: samba de gafieira, samba rock e zumba.
O ciclo de palestras foi iniciado com a nutricionista convidada Cristina Novack, que é especialista em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição no Desporto, Nutrição Clínica Funcional e Terapia Nutricional. Cristina ministrou o tema “Programação Metabólica: Interação Gene x Nutriente”, abordando sua experiência na prática clínica com gestantes e a influência das escolhas alimentares que repercutem na qualidade de vida do filho e também das gerações seguintes.
“Ferramentas para construção de hábitos alimentares saudáveis” foi o tema ministrado pela professora da Faculdade de Nutrição, Flávia Della Lucia, que propôs uma reflexão sobre as funcionalidades de ferramentas, enfatizando o quanto auxiliam os nutricionistas na construção de hábitos saudáveis. A professora também aproveitou o momento para homenagear os colegas, relembrando casos de sucesso de projetos engajados por alunos e professores da UNIFAL-MG, junto à comunidade, que ilustram de forma criativa a atuação de nutricionistas com os diferentes públicos: crianças, adultos e idosos.
A convidada Cíntia Novais, nutricionista funcional, também integrou o ciclo de palestras com o tema “Nutrição e Performance". Cíntia esclareceu o que é a nutrição funcional, falando sobre o que cada organela necessita para ter bom desempenho. A palestrante também apresentou dicas aos participantes sobre clínica esportiva funcional.
O Dia do Nutricionista contou ainda, com a mesa-redonda “Nutrição Comportamental”, da qual participaram as professoras da Faculdade de Nutrição: Eliane Garcia Rezende, que falou sobre “Aspectos socioculturais da alimentação”; Márcia Pedroso, que deu ênfase para o tema “Aspectos comportamentais da alimentação humana”, e Bruna Nascimento que ministrou o tema “Nutrição x Mídia x Percepção Corporal”.
O encerramento do evento, teve outra apresentação cultural, com a presença do grupo de teatro UTE (Universidade, Teatro e Escola).