Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
O grupo visitou o Laboratório de Arqueologia Pública da instituição
As alunas Ana Paula Rodrigues de Alencar e Jéssica Helena da Silva, que integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/História da UNIFAL-MG, proporcionaram aos estudantes do primeiro ano do ensino médio, da E. E. Pe. José Grimminck, uma visita ao LAP – Laboratório de Arqueologia Pública “Paulo Duarte” da UNICAMP, no dia 03/10/2012.
A organização da visita contou com a participação da professora Elenice Pereira, que leciona a disciplina de História e supervisiona o desenvolvimento do projeto na escola. O professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Claudio Umpierre Carlan, colaborou com o desenvolvimento da atividade, auxiliando as alunas nos contatos com a equipe do LAP/UNICAMP e participando da viagem Alfenas – Campinas.
No LAP/UNICAMP, os estudantes foram recebidos pela professora Aline Carvalho, coordenadora do laboratório, e também pelo professor Pedro Paulo Funari, que proferiu palestra sobre as atividades desenvolvidas naquela unidade. Após a palestra, os estudantes realizaram visita monitorada às dependências do laboratório. As atividades realizadas na instituição foram propostas pelo estagiário do LAP, Victor Menezes, aluno do 3º ano de História da UNICAMP. O estudante foi responsável por intermediar a visita pelo campus, bem como a palestra ministrada no laboratório.
PIBID/História
Um dos objetivos do PIBID/História da UNIFAL-MG, coordenado pelo professor Olavo Pereira Soares, é desenvolver atividades didáticas que valorizem a utilização de fontes no ensino de História. Neste caso, os estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que os historiadores desenvolvem com fontes vinculadas à cultura material que resultam de pesquisas realizadas no campo da arqueologia.
De acordo com o coordenador, a atividade apresentou vários aspectos positivos: possibilitou aos estudantes do ensino médio o contato com uma das formas de produção do conhecimento histórico; melhorou o contato dos estudantes com a Universidade pública; demonstrou como se dá a relação ensino e pesquisa em uma Universidade; demonstrou novas e amplas possibilidades de desenvolvimento profissional.
Informações: Olavo Pereira Soares, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG e coordenador do PIBID/História