PIBID de Ciências Sociais realiza oficina sobre dilemas atuais da juventude

Versão para impressãoEnviar por email

Evento reuniu cerca de 200 estudantes do ensino médio na sede da UNIFAL-MG

Oficina foi desenvolvida na sede da UNIFAL-MG e reuniu, em dois encontros, quase 200 estudantes do ensino médio

Os estudantes do curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG, que integram o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), promoveram, nos dias 7 e 19 de novembro, uma oficina temática sobre os dilemas atuais da juventude. As atividades foram voltadas para alunos do ensino médio da rede pública.

Os trabalhos foram planejados para atender estudantes de duas escolas da rede pública estadual: Prefeito Ismael Corrêa Brasil e Dr. Napoleão Salles. As duas instituições de ensino são acompanhadas por um grupo de dez universitários, coordenado pelo professor Adriano Santos, um dos coordenadores do PIBID de Ciências Sociais ao lado do professor Marcelo Conceição.

De acordo com Prof. Adriano, o objetivo foi discutir e problematizar, a partir da realidade social do município, alguns dos dilemas e dificuldades enfrentados pelos jovens. Cita que a oficina também foi uma oportunidade para estabelecer um diálogo com os estudantes, esclarecendo dúvidas sobre o acesso à universidade pública. “Foi uma oportunidade para aproximá-los da universidade”, diz.

Subtemas

A oficina foi dividida em três subtemas: trabalho, sexualidade e adolescência. Os alunos puderam escolher a temática trabalhada pelos pibidianos logo após a exibição do documentário “Pro dia nascer feliz”, dirigido por João Jardim. Produzido em 2006, a obra aborda situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança.

O documentário foi exibido no auditório Dr. João Leão de Faria, no PCA (Pavilhão Central de Aulas), e foi uma oportunidade para que os alunos da rede pública conhecessem a sede da UNIFAL-MG. Os integrantes do PIBID aproveitaram para esclarecer a política de acesso à universidade com informações sobre o sistema de cotas para alunos oriundos da rede pública.

A oficina foi dividida em duas etapas: o dia 7 de novembro foi reservado para os estudantes da Escola Estadual Prefeito Ismael Corrêa Brasil, enquanto que no dia 19 foi a vez dos alunos da Escola Estadual Dr. Napoleão Salles. O projeto contou com a participação de mais de 160 estudantes do ensino médio.

No ano passado, os pibidianos realizaram uma oficina sobre formação política com alunos das duas escolas da rede pública. Na época, os estudantes da Escola Estadual Prefeito Ismael Corrêa Brasil conheceram a sede da UNIFAL-MG.

Oficina foi desenvolvida na sede da UNIFAL-MG e reuniu, em dois encontros, quase 200 estudantes do ensino médio

Os estudantes do ensino médio assistiram a um documentário, exibido no auditório Dr. Leão de Faria, no PCA (Pavilhão Central de Aulas)

Informações e fotos: Alessandro Emergente, jornalista e aluno do curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG

Tags: