UNIFAL-MG recebe auditores do MEC para verificação in loco de dados do PingIFES 2012

Versão para impressãoEnviar por email

Dados coletados na semana passada serão utilizados para realizar diversos cálculos, entre os quais, o cálculo do orçamento destinado à instituição no próximo ano

     

Nos dias 10 e 11/05, a UNIFAL-MG recebeu a visita de dois analistas indicados pela Secretaria de Ensino Superior (SESu-MEC), para o processo de verificação in loco de Dados do PingIFES 2012 (Ano Base 2011). Os auditores que vieram à UNIFAL-MG foram: Jan Deloni Oliveira, analista de T.I. da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Shirley Maciel Soares Andrade, procuradora educacional institucional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O PingIFES, sigla para Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior é uma ferramenta, em forma de sistema de computador, disponibilizada pelo Ministério da Educação para coleta de dados acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado e dados institucionais como recursos humanos e infraestrutura física das instituições federais de ensino superior, as IFES brasileiras. Os dados coletados são processados e transformados em informação que, por sua vez, subsidia a tomada de decisão do governo federal no âmbito do orçamento que cada instituição recebe anualmente.

A verificação in loco é o processo de auditoria dos dados informados por cada instituição. Neste processo, servidores familiarizados com a coleta de dados do PingIFES, munidos de relatórios fornecidos pelo Ministério da Educação vão pessoalmente até as instituições conferir se os dados informados são reais. Na UNIFAL-MG, os trabalhos foram acompanhados pelo pesquisador institucional, Alessandro Aparecido Pereira, e uma equipe formada pelos analistas de T.I., Cléber Moterani Tavares e Vítor Renato Alves de Brito, pela diretora do DRGCA, Geórgia Valéria Andrade Loureiro Nunes, e pelo servidor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Bueno Pereira.

Após ocorrer a verificação in loco os dados coletados serão utilizados para realizar vários cálculos. Um deles é o cálculo do aluno equivalente que serve para determinar, por exemplo, o custo médio do aluno para a instituição. Com base neste custo é que o orçamento a ser destinado à instituição no próximo ano será definido. Além disso, os dados coletados servem como base para a elaboração da matriz orçamentária do governo, criação de indicadores para o Tribunal de Contas da União e para a própria universidade que pode acompanhar o seu crescimento e verificar se as metas estão sendo atingidas.

Os servidores Cléber Moterani Tavares e Vítor Renato Alves de Brito também foram indicados e atuarão como auditores no Processo de Verificação in loco do PingIFES 2012 (Ano Base 2011) em duas outras instituições brasileiras, a Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE) nos dias 20 e 21/05 e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no período de 16 a 18/05, conforme Ofício Circular nº 02/2012/MEC/SESu/DIFES de 13/04/2012.

Informações: Cléber Moterani Tavares, analista de T.I. da UNIFAL-MG