UNIFAL-MG recebe auditores do MEC para verificação in loco de dados do PingIFES 2012

Dados coletados na semana passada serão utilizados para realizar diversos cálculos, entre os quais, o cálculo do orçamento destinado à instituição no próximo ano

Nos dias 10 e 11/05, a UNIFAL-MG recebeu a visita de dois analistas indicados pela Secretaria de Ensino Superior (SESu-MEC), para o processo de verificação in loco de Dados do PingIFES 2012 (Ano Base 2011). Os auditores que vieram à UNIFAL-MG foram: Jan Deloni Oliveira, analista de T.I. da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Shirley Maciel Soares Andrade, procuradora educacional institucional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O PingIFES, sigla para Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior é uma ferramenta, em forma de sistema de computador, disponibilizada pelo Ministério da Educação para coleta de dados acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado e dados institucionais como recursos humanos e infraestrutura física das instituições federais de ensino superior, as IFES brasileiras. Os dados coletados são processados e transformados em informação que, por sua vez, subsidia a tomada de decisão do governo federal no âmbito do orçamento que cada instituição recebe anualmente.

A verificação in loco é o processo de auditoria dos dados informados por cada instituição. Neste processo, servidores familiarizados com a coleta de dados do PingIFES, munidos de relatórios fornecidos pelo Ministério da Educação vão pessoalmente até as instituições conferir se os dados informados são reais. Na UNIFAL-MG, os trabalhos foram acompanhados pelo pesquisador institucional, Alessandro Aparecido Pereira, e uma equipe formada pelos analistas de T.I., Cléber Moterani Tavares e Vítor Renato Alves de Brito, pela diretora do DRGCA, Geórgia Valéria Andrade Loureiro Nunes, e pelo servidor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Bueno Pereira.

Após ocorrer a verificação in loco os dados coletados serão utilizados para realizar vários cálculos. Um deles é o cálculo do aluno equivalente que serve para determinar, por exemplo, o custo médio do aluno para a instituição. Com base neste custo é que o orçamento a ser destinado à instituição no próximo ano será definido. Além disso, os dados coletados servem como base para a elaboração da matriz orçamentária do governo, criação de indicadores para o Tribunal de Contas da União e para a própria universidade que pode acompanhar o seu crescimento e verificar se as metas estão sendo atingidas.

Os servidores Cléber Moterani Tavares e Vítor Renato Alves de Brito também foram indicados e atuarão como auditores no Processo de Verificação in loco do PingIFES 2012 (Ano Base 2011) em duas outras instituições brasileiras, a Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE) nos dias 20 e 21/05 e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no período de 16 a 18/05, conforme Ofício Circular nº 02/2012/MEC/SESu/DIFES de 13/04/2012.

Informações: Cléber Moterani Tavares, analista de T.I. da UNIFAL-MG