Seminário marca o encerramento do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde

O Seminário de Encerramento do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde foi realizado em Alfenas no Salão Nobre do Alfenas Tênis Clube. O seminário foi montado para a apresentação dos resultados obtidos com a implementação das "Oficinas de Implantação do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde", projeto esse que teve duração de março de 2009 a dezembro de 2010.

O encerramento contou com a presença do reitor da Unifal-MG, Paulo Márcio de Faria, a secretária municipal de saúde de Alfenas e representante do prefeito, Ludmila Barborsa Bandeira, o diretor da gerência regional de saúde de Alfenas, José Luiz de Souza Bruzadelli, a pró-reitora de extensão da UNIFAL-MG, Maria de Fátima Sant'Anna, a coordenadora geral do programa e docente da federal de Alfenas, Simone Albino da Silva, a diretora geral da Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais, Tammy Angelina Mendonça, do superintendente da Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Wagner Fulgêncio Elias, do diretor da GRS de Varginha, Mário de Carvalho Terra, do diretor da GRS de Pouso Alegre, Gilberto Carvalho Teixeira e do superintendente da Facepe, Saulo Rocha Leite.

O projeto é uma parceria de sucesso entre a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Secretaria de Estado da Saúde, Escola de Saúde Publica de Minas Gerais, Gerencias Regionais de Saúde de Alfenas, Pouso Alegre e Varginha, Fundação de Apoio a Cultura Ensino Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe), e Secretarias Municipais de Saúde de 129 municípios da macrorregião do Sul de Minas.

Durante o encerramento foram expostos painéis com os resultados obtidos em vários municípios que participaram do processo. Além disso, na conferência de abertura os ouvintes puderam acompanhar a palestra do Superintendente da Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Wagner Fulgêncio Elias, e posteriormente uma homenagem ao projeto. Após houve a mesa redonda com as professoras da UNIFAL-MG, Clícia Valim Cortês Gradim e Simone Albino da Silva, e as representantes das GRS de Varginha, Caroline Alves Amaro, de Pouso Alegre, Izaura Mariana Sobreiro e de Alfenas Magda Maria de Araújo Vieira, apresentando os resultados obtidos ao longo do projeto.

Histórico do Programa
Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de atenção primária à saúde em Minas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) elaborou o Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde (PD/APS), cuja primeira etapa de implantação é composta por dez oficinas. A oficina que trata das redes de atenção a saúde foi realizada na macrorregião Sul de Minas, projeto esse que teve início em março de 2009 e teve seu término oficial hoje (06).

A macrorregião sanitária Sul de Minas engloba os municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Alfenas, Pouso Alegre e Varginha, com 129 municípios, abrangendo uma população de mais de 2,2 milhões de pessoas, tendo capacitado cerca de 5 mil profissionais.

Desenvolvimento do Plano Diretor

O Plano Diretor foi desenvolvido com base no Manual da Atenção Primária à Saúde em cada uma das microrregiões sanitárias de Minas Gerais, numa ação coordenada da Secretaria de Estado de Saúde e das secretarias municipais de Saúde, contando ainda com a parceria da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG).
Seu objetivo-síntese é reduzir as internações por condições sensíveis à atenção ambulatorial para 28% em 2011 e 21% em 2023, e funcionará como estratégia de implantação do Saúde em Casa, um dos programas estruturadores do Governo de Minas que visa a melhoria da qualidade da atenção primária à saúde no Estado.

Análise
A análise situacional da saúde em Minas Gerais mostra uma população num processo de envelhecimento muito rápido. Em 2006, 9% da população mineira, 1.800.000 habitantes, era composta por pessoas de mais de 60 anos; em 2025, esse percentual será de aproximadamente 25%. Esse incremento acelerado dos idosos tem duas implicações principais: o acréscimo dos custos do sistema público de saúde e o aumento das doenças crônicas.

Além disso, uma análise epidemiológica mostrou que de um lado, persistem as doenças infecciosas e, de outro, há uma forte predominância relativa das condições crônicas que já são responsáveis por 2/3 das doenças no Estado. Esta realidade exige como resposta a estruturação do sistema de saúde sob a forma de redes de atenção à saúde com o centro de comunicação na atenção primária à saúde.

Por isto, o Saúde em Casa é um dos programas estruturadores do Governo de Minas, que visa organizar redes temáticas, tais como a rede de atenção às mulheres e às crianças (Rede Viva Vida), de atenção às urgências e emergências, de atenção às doenças do aparelho circulatório e diabetes (Rede Hiperdia) e de atenção dos idosos (Rede Mais Vida).

*Com informações das GRS, ESP-MG, SUS, Saúde em Casa e Governo de Minas.

Tags: