Projeto Madrigal Renascentista da UNIFAL-MG conquista prêmio em Concurso Internacional de Corais

Versão para impressãoEnviar por email

Grupo foi considerado o melhor da categoria “Vozes Mistas” na terceira edição do evento

Os integrantes do grupo vocal Madrigal Renascentista da UNIFAL-MG - projeto de Extensão da área de Cultura - conquistaram o prêmio de melhor grupo na categoria opcional “Vozes Mistas” no Ameride - Festival e Concurso Internacional de Corais, realizado em São Lourenço, em agosto.

A avaliação do grupo foi realizada por palestrantes do Seminário Internacional de Regência Coral que analisaram como requisitos os aspectos técnicos interpretativos que envolveram a afinação, a dicção, o ritmo, o empaste e a dinâmica à partitura; os aspectos artísticos em relação à sonoridade, entrada e saída do palco, tempo de interpretação e presença em cena, e ainda, a apreciação geral quanto à percepção integral da interpretação da agrupação coral.

De acordo com a coordenadora do projeto, a servidora técnico-administrativo Maria de los Angeles de Castro Ballesteros (Delô), a pontuação obtida pelo grupo classificou o Madrigal na segunda posição na categoria “Vozes Mistas”, no entanto, nenhum outro coro conquistou a primeira posição, o que conferiu ao grupo o título de melhor coro das Américas, nesta categoria.

O evento contou com a participação de mais de 30 coros, na seção Festival e 7 na seção Concurso, representando Venezuela, Argentina, Uruguai e Brasil.

"Quero deixar um agradecimento especial a todos que torceram por nós e que, de alguma maneira, contribuíram para que a gente pudesse ir e participar”, ressaltou Delô. Segundo a coordenadora, para participar do concurso, o grupo contou com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – PRACE, da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX da UNIFAL-MG e também do Ministério da Cultura, por meio do Edital de Intercâmbio. “Graças ao apoio desses órgãos foi possível não somente a participação do grupo no Ameride, mas também a manutenção dos integrantes em São Lourenço durante a semana do evento”, destacou.

Sob a regência do maestro Thiago de Moraes, o Madrigal Renascentista da UNIFAL-MG é composto por 18 pessoas, entre servidores, alunos da Universidade e pessoas da comunidade de Alfenas-MG.

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG
Colaboração: Maria de los Angeles de Castro Ballesteros, coordenadora do projeto