Abertas as inscrições para o Prêmio Odebrecht 2012

O concurso versa sobre o tema “Contribuições das Engenharias para o Desenvolvimento Sustentável”

Até o dia 24/09/2012, alunos de cursos de graduação de Engenharia, Agronomia e Arquitetura de todo o Brasil poderão inscrever seus projetos para concorrer ao Prêmio Odebrecht 2012.

O concurso tem como principais objetivos, estimular a geração de conhecimento sobre temas relacionados à contribuição da engenharia para o desenvolvimento sustentável e difundir tais conhecimentos junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral, inserindo-se em um amplo programa da Organização Odebrecht de relacionamento com universidades/ entidades de ensino superior do Brasil.

A participação poderá ser individual ou em grupos de até 3 estudantes, sendo que pelo menos 1 dos integrantes do grupo deverá ser dos cursos de graduação em Engenharia (qualquer das engenharias), Arquitetura ou Agronomia no Brasil. No entanto, poderão ser convidados estudantes de outras graduações (humanas, exatas e biológicas) da mesma universidade/ instituição para compor o grupo.

O projeto deverá ser elaborado sob a orientação de um professor vinculado a essas áreas da mesma universidade, e conter elementos de uma proposta de solução de engenharia, alternativa de solução tecnológica ou inovação que se mostre viável em sua execução, ou já com dados de testes ou de aplicação que demonstrem esta viabilidade. Os resultados não necessitam ser, obrigatoriamente, conclusivos, mas a proposta deve partir de uma ideia concreta devidamente fundamentada.

Serão premiados os 5 melhores projetos, desde que atendam aos critérios estabelecidos no Regulamento do concurso. Cada projeto receberá o seguinte prêmio:

- Prêmio no valor bruto de R$ 20 mil para o estudante/grupo de estudantes;

- Prêmio no valor bruto de R$ 20 mil para o professor orientador;

- Prêmio no valor bruto de R$20 mil para a universidade, o qual deverá ser revertido para o departamento do professor orientador do projeto selecionado, em forma de patrocínio para programas de oferta de bolsas de estudo pela instituição ou, na falta destes programas, para aquisição de equipamentos, livros e/ou materiais. Em ambos os casos, a universidade deverá fornecer à Organização Odebrecht uma declaração com a destinação dos recursos recebidos.

A inscrição deverá ser feita através do site: http://www.premioodebrecht.com/brasil.

Mais informações acesse o Regulamento do Prêmio Odebrecht 2012.