Docente da Unifal-MG receberá menção honrosa por sua tese de doutorado no ICMC-Usp

O Prêmio "Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon" foi divulgado recentemente pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-Usp).

Ele é concedido anualmente para a melhor tese de doutorado em Matemática defendida no Brasil. Criado em 2009, o prêmio é uma forma de homenagear o professor Gutierrez (1944-2008), renomado pesquisador peruano que atuou no IMPA e no ICMC da Usp de São Carlos.

A tese vencedora de 2011 foi de Fábio Júlio Valentim, com o trabalho Scaling limits: d-dimensional models with conductances, velocity, reservatories and random environment, defendido no IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada). A tese foi orientada pelo Prof. Dr. Claudio Landim.

Além da melhor tese, outras duas recebem menção honrosa, a de doutoramento do professor da UNIFAL-MG, José Claudinei Ferreira pelo seu estudo “Operadores integrais positivos e espaços de Hilbert de reprodução” e também de Thaís Fernanda Mendes Monis “Sobre teoremas de equilíbrio de Nash”.

Segundo Claudinei, sua tese é voltada ao estudo das propriedades de operadores integrais positivos agindo no espaço de funções quadrado integráveis com respeito a uma medida estritamente positiva em um espaço topológico localmente compacto ou primeiro enumerável, enfatizando a análise de propriedades espectrais relacionadas com extensões do Teorema de Mercer e ao estudo dos espaços de Hilbert de reprodução relacionados.

Como aplicação, o docente da Unifal-MG, também estuda o decaimento dos autovalores destes operadores, em um contexto especial. O trabalho é finalizado com a análise de propriedades de suavidade das funções do espaço de Hilbert de reprodução, quando o espaço topológico é um subconjunto do espaço euclidiano usual e a medida é a medida de Lebesgue.

O professor recebeu com muita alegria essa menção honrosa, sobre a qual declarou “Fui aluno do Carlos Gutierrez durante meu mestrado e o recebimento dessa menção honrosa vem coroar o trabalho desenvolvido durante todo esse tempo” .

Ferreira nasceu em São Sebastião do Maranhão, em Minas Gerais. Fez o curso de graduação em Licenciatura em Matemática na UNESP de Presidente Prudente, e mestrado e doutorado no ICMC-USP. Atualmente faz parte do quadro de servidores da Unifal-MG onde ocupa o cargo de professor adjunto.
Mais informações: www.icmc.usp.br/~premiogutierrez