I Semana de Matemática

Teve início dia 24, no auditório Dr. João Leão de Faria, a I semana de matemática da Unifal.
Após a abertura oficial, realizada pelo Magnifico Reitor Paulo Márcio, que falou sobre o marco histórico que o evento traz para a universidade, por ser a primeira semana, disse ainda contar com a certeza, pela organização dos trabalhos, que o evento será coroado de êxitos.
Em seguida pronunciou-se o coordenador do Curso de Matemática, José Claudinei Ferreira, sobre a importância e a satisfação na realização desse primeiro evento.
Para os organizadores, as expectativas são muito boas. Houve um grande número de inscritos e já no primeiro dia uma grande participação dos alunos do Curso e de pessoas da região.
Quanto à importância, a comissão organizadora considera que  os alunos terão  o contato,  ao longo da semana, com   palestras  ministradas por professores de outras instituições  e Participantes, que divulgarão diversas áreas e subáreas da Matemática Pura, Aplicada, Educação Matemática  e Ensino de Matemática.  Além disso, esses Professores  estão divulgando  outros centros de Pesquisas  e Programas de Pós-Graduação em Matemática  tais como: Instituto de Ciências  Matemática e de Computação da USP, Mestrado e Doutorado em Matemática da Universidade Federal de São Carlos e Mestrado em Matemática Aplicada da Unifei.
A vantagem do evento para o aluno da Unifal, segundo José Claudinei Ferreira, coordenador do curso, “são várias, porém pode se resumir em uma só: que é conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido aqui  na Instituição e trabalhos de  pessoas de outras instituições ,  isso ajuda nossos alunos escolherem seu caminho depois que terminar o curso, ou,  mesmo durante, escolhendo a linha de pesquisa e o Trabalho de Conclusão de Curso, visando seu futuro profissional.”
José Paulo, também da comissão organizadora do evento, entusiasmado com os primeiros resultados alcançados disse que o curso de matemática pretende continuar realizando o evento: “Promovendo esse evento indefinidamente na medida do possível”.
A primeira noite encerrou-se com a palestra “A magia da matemática”, apresentada pelo Professor da Ufscar, Pedro Luiz Aparecido Malagutti, que mostrou outro ângulo da matemática para os não simpatizantes da ciência, o professor contagiou a plateia com suas exposições e demonstrações.

Márcia Carvalhaes

Assessora de Comunicação Social da Unifal-MG