Primeiro dia de aula na unidade 2 e no campus de Varginha da UNIFAL-MG

UNIFAL-MG abre as portas da Unidade Educacional II

Alunos do curso de Fisioterapia iniciaram o ano letivo na Unidade Educacional II da UNIFAL-MG, na semana passada.

Construída em uma área de 200 mil m², a unidade conta com uma edificação de 1.500 m², denominada Prédio “A”, no qual as salas foram inauguradas por cerca de 80 futuros fisioterapeutas.

De acordo com o Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da universidade, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, o primeiro curso escolhido para ocupar o local foi o de Fisioterapia devido à infraestrutura exigida para o desenvolvimento das atividades práticas do curso.

Para atender essa demanda, além das salas e laboratórios devidamente equipados, também está sendo construída a Clínica de Fisioterapia composta por uma Clínica para Reabilitação em Neurologia, Traumato Ortopedia, Cárdio Respiratório, Pediatria, Saúde da Mulher/Dermatofuncional, Gerontologia, um ginásio multifuncional, um ginásio molhado, uma sala de Atividades de Vida Diária, uma piscina, uma sala de análise do movimento e a área externa da clínica para treinamento pliométrico.

Outros três prédios também estão em construção no local. “As salas de aula e a cantina já se encontram em funcionamento no Prédio B; os laboratórios, a biblioteca e o auditório com capacidade para 170 pessoas, estão em fase final de estruturação”, explica o Prof. Tomás Dias Sant’Ana. De acordo com ele, neste prédio, que ocupa uma área de 4.000 m², também estão sendo construídas salas para serem ocupadas por turmas de outros cursos, como Geografia, por exemplo, que a partir do segundo semestre deverá passar para a Unidade II.

Na unidade, ainda estão sendo construídos o Prédio C, que abrigará as áreas administrativas e sala de professores e um prédio de pesquisa, ambos com previsão de serem inaugurados no segundo semestre de 2012.

“Na linha de planejamento, essas construções atendem não apenas as demandas atuais como dispõem de espaço suficiente para atender as evoluções desses cursos e futuramente, outros, que também poderão ocupar o local”, acrescenta o professor.

Campus Avançado de Varginha em novo endereço

O início do ano letivo marca também a estreia do novo Campus Avançado de Varginha, que passou a funcionar no endereço: Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4.000 no Alto Sion (Padre Vitor).

Totalmente novo, o campus possui três prédios: A, B e C, sendo que um quarto ainda está sendo construído.

No Prédio A estão a biblioteca, a sala dos professores, as salas administrativas e a cantina. O laboratório de informática e as salas de aula estão no Prédio B. No
Prédio C, mais salas de aula.

O local conta ainda com a construção de um novo prédio, D, que tem previsão de ser inaugurado em dezembro de 2012. Lá ficarão permanentes: a biblioteca, o auditório, a cantina, as salas dos professores e salas de aula.

O campus abriga mais de 800 alunos nos cursos de:

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia;

Administração Pública;

Ciências Atuariais;

Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria.

A nova unidade construída em Alfenas e a mudança de endereço do campus em Varginha, são exemplos concretos não apenas do crescimento da universidade como também da preocupação da mesma, em oferecer uma estrutura adequada para universitários e servidores.

por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social