UNIFAL-MG recebeu a convidada Profa. Suely Amaral Mello da UNESP de Marília para abordar o tema
Na noite desta quarta-feira, 04/12/2013, os Grupos de Pesquisa “Conhecimento, Ensino e Aprendizagem da História” e “Contextos Educacionais e Produção do Conhecimento”, relacionados às áreas de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, promoveram uma palestra sobre o tema “Como as crianças aprendem: a relação dialética entre cultura, crianças e professores na educação infantil”, na sede da Instituição.
Coordenado pelo Prof. Olavo Pereira Soares do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade, o evento contou com a presença da professora Suely Amaral Mello [2], vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista UNESP de Marília-SP.
A fim de conhecerem as principais questões relativas aos processos educativos na educação infantil e suas relações com a formação inicial e continuada de docentes para esse segmento do ensino, alunos do Instituto de Ciências Humanas e Letras e também professores da rede pública de Alfenas participaram do evento.
Profa. Suely ministrou o tema apresentando a criança como sujeito da aprendizagem, ressaltando o papel da educação na infância nos dias de hoje e o que as pesquisas recentes de educadores orientam. “Muito do que se pensava sobre educação de crianças não tinha uma base científica”, enfatizou logo no início da explanação.
A palestrante apontou alguns contrapontos nas teorias difundidas por psicólogos e médicos pediatras no passado, em relação ao que vem sendo estudado atualmente no espaço escolar, utilizando imagens das práticas e trechos de vídeos sobre a educação de crianças com até 3 anos de idade. Destacando o trabalho de mulheres na educação infantil, a pesquisadora se dirigiu às professoras e alunas para desafiar: "Nós precisamos aceitar esse desafio de estarmos vivas e atuando na educação infantil, e assumirmos essa tarefa de transformar a educação das crianças pequenas."
Segundo o Prof. Olavo, a vinda da Profa. Suely se deu por meio da FAPEMIG, a qual financia um projeto de pesquisa que envolve pesquisadores da UNIFAL-MG e da UNESP de Marília, no estudo do desenvolvimento da leitura e da escrita, com enfoque no ensino da História.
Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG