A UNIFAL-MG foi contemplada no Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES no Edital Nº 67/2013 [1], cujo resultado foi divulgado em dezembro.
Sob a coordenação das professoras do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Fabiana de Oliveira e Rosângela Rodrigues Borges, o projeto aprovado "Laboratório de Práticas Educativo-Lúdicas e o uso de ferramentas digitais" tem o intuito de oferecer aos alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras (ICHL), o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio da associação de práticas educativas, lúdicas e de tecnologias da informação e da comunicação, tendo ainda como objetivo, a aproximação às escolas da rede municipal de ensino. “As atividades desenvolvidas no laboratório poderão possibilitar a relação teoria e prática a um processo reflexivo para a formação dos nossos alunos”, comenta Profa. Fabiana.
O projeto está organizado em quatros linhas: Letramento e Alfabetização; Leitura e Produção de Gêneros do Discurso; Projetos educativos com a utilização de tecnologias e Produção de jogos e brinquedos.
De acordo com a Profa. Rosângela, o trabalho iniciará com os cursos de Pedagogia e Letras, mas outros cursos poderão aderir posteriormente. “Como se trata de um projeto interdisciplinar, o objetivo é que seja um espaço de experimentação no qual os estudantes possam ter a possibilidade de desenvolver estudos e pesquisas voltadas para as áreas de leitura e da escrita por meio do uso de ferramentas digitais”, explica.
A implantação do projeto, que receberá R$ 480 mil, acontecerá neste mês de janeiro e terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado.
Acesse o resultado [2].