Na palestra, a museóloga destacou alguns aspectos de manifestações culturais tombadas como patrimônio imaterial
Francisco Carlos de Oliveira (Secretário de Desenvolvimento Econômico), Profa. Maria de Fátima Sant'Anna, Luciana Menezes de Carvalho, Evandro Barbosa Bueno (Prefeito de Paraguaçu),
José Tibúrcio do Prado Neto (Vice Prefeito), Eng. Carlos Magno de Mesquita (EMater-MG)
Desde 2008, a Universidade Federal de Alfenas contribui para inclusão de temas acadêmicos e culturais na Festa do Marolo de Paraguaçu-MG. Na abertura da 4ª edição do evento, realizada na quarta-feira (13), a museóloga Luciana Menezes de Carvalho da UNIFAL-MG ministrou a palestra “Patrimônio Imaterial: Encontros e Relações – O Caso de Paraguaçu”. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Paraguaçu, Associação Terra do Marolo, Projeto Marolo: Um fruto, várias idéias!, Emater-MG e UNIFAL.
Na palestra, a museóloga destacou alguns aspectos de manifestações culturais tombadas como patrimônio imaterial e a importância da preservação da cultura local. As receitas do licor e doce de marolo estão integradas ao patrimônio imaterial de Paraguaçu.
A participação da UNIFAL no seminário está inserida no projeto de extensão em Educação Patrimonial desenvolvido pelo Museu de Memória e Patrimônio da Unifal-MG. “Trata-se de uma ação extra do projeto. A demanda surgiu a partir do caráter socio-cultural que o fruto tem para os habitantes de Paraguaçu e pelos 100 anos da receita de Licor de Marolo feito por familia tradicional do município”, ressalta a professora Maria de Fátima Sant’Anna.
O marolo é uma fruta nativa do cerrado brasileiro da mesma família da fruta-do-conte, atemoia, araticum e graviola. A fruta é apreciada in natura ou em produtos industrializados e artesanais como doces, biscoitos, recheios, sorvetes e bebidas. Esse consumo tem incentivado o cultivo entre os pequenos agricultores da região.
A programação da 4ª Festa do Marolo de Paraguaçu destaca eventos educacionais, feira gastronômica, apresentações culturais, festival de esportes, concurso de culinária com marolo e o 4º Festival de Música “Marolo de Ouro”. O encerramento acontece no domingo (17). A participação nos eventos é gratuita.
Informações: Ivanei Salgado, produtor cultural da UNIFAL-MG