A mostra será na segunda-feira, 15/04/2013, das 8h às 21h, no Hall do Auditório Dr. João Leão de Faria
O último dia da exposição itinerante “Drummond, testemunho da experiência humana” em Alfenas, será na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), na próxima segunda-feira (15). A mostra pode ser visitada das 8h às 21h, no Hall do Auditório Dr. João Leão de Faria, na sede da Universidade.
A exposição integra o Projeto Memória realizado pela Fundação Banco do Brasil, Petrobrás, Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa e Ministério da Cultura. Criado em 1997, o projeto destaca uma personalidade brasileira a cada ano e percorre cerca de 800 cidades brasileiras
Além dos painéis sobre a obra do escritor, o Projeto conta com um videodocumentário sobre Drummond. O vídeo será exibido em sessões às 10h, às 14h, às 17h e às 20h no Auditório Dr. João Leão de Faria.
A passagem da exposição “Drummond, testemunho da experiência humana” é uma parceria da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UNIFAL-MG. De acordo com a professora Maria de Fátima Sant’Anna as parcerias entre instituições resultam em benefícios para comunidade. “A PROEX está sempre aberta a parcerias que objetivam o desenvolvimento social e humano dos indivíduos”, completa.
Para o produtor cultural Ivanei Salgado, da UNIFAL-MG, a exposição pode despertar os visitantes o gosto pela obra de Drummond e pela literatura em geral. “O escritor é um dos mais importantes da língua portuguesa, a leitura de sua obra desperta o senso crítico para questões do cotidiano e garante momentos de entretenimento”, ressalta.
Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902, em Itabira-MG. Em 1925, formou-se em Farmácia pela Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte. Na carreira profissional dedicou-se ao serviço público e como chefe de seção da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPHAN) aposentou-se em 1962. Colaborou com diversos jornais e publicou mias de 40 livros. Em 1987, foi homenageado com o samba-enredo “No reino das palavras” pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira, vencedora do Carnaval Carioca de 1987. O poeta faleceu em 17 de agosto do mesmo ano.
O Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil, já homenageou Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Juscelino Kubitschek, Oswaldo Cruz, Josué de Castro, Paulo Freire, Nísia Floresta, João Cândido Felisberto e Marechal Rondon.
Ainda neste ano, a PROEX vai promover outras exposições e diversas ações culturais na Universidade. Outras informações pelo site www.unifal-mg.edu.br [1].
Informações: Ivanei Salgado, produtor cultural da UNIFAL-MG