Setor centralizará demandas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e outros serviços
Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG, do Campus Avançado de Varginha, passam a contar a partir de hoje, 06/05/2013, com um setor de atendimento geral para demandas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, assistência estudantil, registro geral e controle acadêmico.
Esta é a proposta do Centro Integrado de Atendimento ao Aluno – CIAA, que tem por objetivo promover maior eficiência e comunicação nos processos administrativos para os acadêmicos.
A diretora do campus, Profa. Tatiana Cardoso Teixeira Viana, explica que hoje, 50% dos alunos da unidade estudam no período noturno, sendo que muitos deles vão de ônibus ou vans de outras cidades, o que ocasiona a necessidade de atendimento nas diversas áreas acadêmicas somente no horário noturno. “A criação do CIAA originou-se do mapeamento de processos administrativos que envolvem os alunos, no qual foi verificado que a centralização do atendimento ao estudante é uma tendência nas grandes universidades, de modo a otimizar a escassez de pessoal técnico administrativo, uma vez que não haverá a necessidade de todos os setores acadêmicos funcionarem nos três turnos”, comenta. Segundo a diretora, o Centro também proporcionará atendimento mais eficiente, já que o aluno irá se dirigir a um só lugar para realizar suas solicitações e retirar documentos.
Provisoriamente instalado na sala A 106, o setor realizará o recebimento e entrega de documentos referentes às seguintes solicitações:
CRGCA:
1. Declaração de Matrícula
2. Histórico Escolar
3. Aproveitamento de Estudos
4. Programa de Ensino
5. Aproveitamento de Estudos
6. Cancelamento de Matrícula
7. Trancamento de Curso (Matrícula) ou de Disciplina
8. Regime Especial de Estudo
9. Revisão de Prova / Correção de Nota e Frequência
10. Diploma
Coordenação de Curso:
1. Termo de Compromisso de Estágio
2. Declaração de Frequência
3. Termo de Convênio de Estágio
Coordenadoria de Extensão e PIEPEX:
1. Recebimento de carta de orientação
2. Recebimento de certificados de atividades do PIEPEX
3. Recebimento do Trabalho de Conclusão do PIEPEX
4. Recebimento de formulário com composição de banca examinadora
Coordenadoria de Assuntos Comunitários e Estudantis:
1. Assistência Estudantil
• Recebimento de documentação conforme Edital
• Recebimento de formulário de recurso com documentação
2. Carteira Estudantil
• Solicitação de digitalização de foto, caso necessite
• Entrega da Carteira Estudantil
SAIBA COMO SERÁ O TRÂMITE DAS SOLICITAÇÕES REALIZADAS ATRAVÉS DO CIAA
1- Todas as solicitações serão realizadas por meio de formulário-padrão (disponível no CIAA) a ser preenchido pelo discente-requisitante.
2- O servidor terá a incumbência de conferir a regularidade da solicitação (preenchimento do formulário-padrão e anexação de documentos, quando necessários) e da geração de um número de controle para que o discente-requisitante acompanhe o andamento do pedido.
3- Depois de efetuada a solicitação, o servidor classificará o pedido considerando a unidade competente para o atendimento do serviço e o encaminhará à referida unidade.
4- Assim que cumprido todo o trâmite para seu deferimento ou indeferimento, a solicitação será devolvida ao CIAA pela unidade competente, momento em que o servidor responsável a classificará novamente e aguardará a retirada por parte do aluno.
O CIAA funcionará nos horários: das 7h às 12h; das 14h às 17h e das 18h30 às 22h e contará com dois técnicos administrativos trabalhando no local.