Evento teve como tema "Museus e Patrimônio (memória + criatividade) = mudança social”
Autoridades e palestrante durante a abertura da V Semana Nacional de Museus
Entre os dias 03 e 05/06/2013, o Museu da Memória e Patrimônio da Universidade promoveu a V Semana de Museus na UNIFAL-MG - “Museus e Patrimônio (memória + criatividade) = mudança social”.
A Semana, faz parte de uma das ações da Política Nacional de Museu do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, construída e proposta de forma articulada que tem como característica o trabalho integrado e democrático entre as instituições museológicas brasileiras.
Como nos anos anteriores, a organização abriu espaço para apresentação de comunicações com envio de trabalhos para serem publicados nos anais da Semana que possuem ISSN desde 2011. O volume conta também com trabalhos dos palestrantes.
A abertura do evento aconteceu na noite de segunda-feira, 03/05/2013, com a presença do reitor em exercício, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior; da pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Sant’Anna; do superintendente de Cultura de Alfenas, Valdinei Lima de Oliveira; da museóloga e coordenadora da Semana, Luciana Menezes de Carvalho e do coordenador e diretor substituto do Museu, Prof. Claudio Umpierre Carlan.
Fazendo uso da palavra, a coordenadora do evento, a museóloga Luciana, ressaltou: “Estamos profundamente felizes por realizar mais uma semana. A Semana Nacional de Museus é um evento que começou no prédio E em um auditório pequeno que tinha, que hoje já não tem mais. E hoje, estamos no quarto ano aqui no auditório principal da Universidade. A presença temática nos faz refletir sobre a tradicional missão dos museus de conservar com a criatividade necessária para a sua própria inovação e desenvolvimento cultural da sociedade, com a firme convicção que sua presença e suas ações podem transformar a sociedade de maneira objetiva conforme o ICOM cita neste ano.”
Na sequência, os convidados prestigiaram a apresentação cultural “Bodas de Sol”, do aluno do curso de Letras, Leandro de Souza, que buscou promover uma reflexão sobre os 50 anos de represamento de Furnas, através de imagens e música.
A conferência da noite foi ministrada pelo palestrante Julio César Mendonça Gralha, professor do Polo Universitário de Campo dos Goytacazes-RJ da Universidade Federal Fluminense. O palestrante falou sobre o tema “A cidade e os Usos do Passado: rememoração, criatividade e percepção social.”
“Nas cidades, em determinadas situações, nós podemos perceber que a própria cidade se transforma numa grande exposição, numa cidade museu", explicou destacando que tudo em uma cidade pode se tornar documento histórico: um livro, uma imagem, uma arquitetura, uma fotografia ou uma estátua.
Além de palestras com convidados de outras instituições, a Semana também contou com uma Oficina de Conservação de Acervos Bibliográficos no próprio Museu – Prédio A, ministrada pelo Prof. Iuri Rocio Franco Rizzi da Universidade Federal do Alagoas.
Galeria [1]