Inscrições até o dia 02/08/2013: Prêmio ODM Minas - 1ª edição e ODM Brasil - 5ª edição
A UNIFAL-MG, representada pela Pró-Reitora de Extensão, na pessoa da pró-reitora, Profa. Maria de Fátina Sant’ Anna, esteve presente na reunião sobre a participação das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento dos Objetivos do Milênio, realizada em Belo Horizonte, na última segunda-feira, 15/07/2013.
No evento, que foi organizado pela Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social da Governadoria do Estado de Minas Gerais, foram apresentados os Prêmios Objetivos do Milênio: 1ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Minas e a 5ª edição do Prêmio ODM Brasil, nos quais podem ser inscritos projetos de Extensão das Instituições de Ensino Superior.
O Prêmio ODM Minas reconhecerá 15 ações que contribuem efetivamente para o cumprimento das metas do Milênio, que foram traçadas como um pacto global pelo bem-estar e pelo desenvolvimento humano assinado por 191 nações, entre elas o Brasil. Os desafios, estabelecidos nos diversos indicadores sociais, de saúde, meio ambiente e educação, foram lançados no ano 2000, para serem alcançados até 2015. O foco era a erradicação da pobreza e da fome e a melhoria da qualidade de vida da população mundial.
O documento com as novas resoluções para Minas Gerais foi assinado com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD em 2012, em uma iniciativa inédita no mundo. Na ocasião, também foi incluído um nono ODM: “Mais segurança e tranquilidade para todos”.
No concurso nacional, serão premiadas 30 práticas em uma cerimônia que será realizada em Brasília, no primeiro semestre de 2014. Os projetos do estado de Minas Gerais inscritos no Prêmio ODM Brasil concorrem, automaticamente, ao Prêmio ODM Minas.
Quem pode participar?
Podem concorrer prefeituras e organizações da sociedade civil, como ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais.
Como participar?
Para concorrer, basta preencher a ficha de inscrição no site www.odmbrasil.gov.br [1]. As inscrições são gratuitas e terminam em 02/08/2013.
Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM
O Prêmio ODM visa dar visibilidade e reconhecer projetos que ajudam o Brasil a cumprir Metas do Milênio. Ao promover o Prêmio, pretende-se valorizar e reconhecer publicamente os esforços feitos pelas prefeituras e organizações da sociedade civil para o alcance dos ODMs, além de subsidiar a construção de um banco de práticas que sirva de referência para a sociedade e para os gestores públicos. Os ODMs contemplam direitos básicos de cidadania e tratam de iniciativas que objetivam melhorar a qualidade de vida. São eles:
O Prêmio foi criado em 2004 pelo Governo Federal em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos. O lançamento da modalidade estadual é um dos produtos pactuados no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA/12/015, firmado entre o PNUD e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Prefeituras de municípios mineiros já foram premiadas no ODM Brasil
Minas Gerais tem bons resultados no Prêmio ODM Brasil. Das 80 práticas vencedoras nas edições anteriores, nove são mineiras. Em 2012, projetos das prefeituras de Alfenas, Contagem, Glaucilândia e Montes Claros foram reconhecidos.
Representantes da prefeitura de Alfenas participaram do seminário e apresentaram o programa Acompanhamento da Gestante (Page), premiado na edição passada. O Page é voltado para a saúde da gestante e para o recém-nascido, por meio do acompanhamento da gestação, do pós-parto e do desenvolvimento das crianças até um ano de idade. Ele realiza e articula ações voltadas para a redução da mortalidade infantil e para a realização do pré-natal de qualidade, uma iniciativa que está em consonância com o ODM “Melhorar a saúde da gestante”, único objetivo ainda não cumprido integralmente em Minas.
Informações: www.odmbrasil.gov.br [1]e www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/premios-objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio-sao-lancados-em-belo-horizonte/ [2]