Evento faz parte da programação da IV Primavera dos Museus da universidade e VI Primavera dos Museus - IBRAM
No dia 28/09/2012, o Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG abrirá a exposição "Arte & Inclusão da Oficina do Museu", no âmbito da IV Primavera dos Museus na UNIFAL-MG / VI Primavera dos Museus - IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).
De acordo com a museóloga, Luciana Menezes de Carvalho, a mostra contará com oficinas de artes de instituições de Alfenas e Paraguaçu, entre as quais: Associação Beneficente Cáritas e Centro Vocacional Tecnológico Santa Luzia de Alfenas; e a Escola Estadual Fundamar, de Paraguaçu. "Estas instituições dedicam parte de seus espaços e pessoas, para trabalharem com o público infantil em atividades que, além de promoverem artes em suas diferentes formas, promovem oportunidades diferenciadas de relação com o próximo e consigo mesmas", afirma.
Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, construída e proposta de forma articulada, que tem como característica o trabalho integrado e democrático entre as instituições museológicas brasileiras. O IBRAM está na 6ª edição desta série de eventos e, neste ano, com o tema “A Função Social dos Museus”, contará com mais de 2.400 eventos e 364 municípios. O tema deste ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel nas diferentes comunidades.
Visando “[...] uma transformação dos museus da América Latina” (ICOM/Unesco, 1973), os participantes da Mesa-Redonda consideraram que “[...] as transformações sociais, econômicas e culturais que se produzem no mundo, e, sobretudo em um grande número de regiões em via de desenvolvimento, são um desafio para a Museologia.” (ICOM/Unesco, 1973). Em relação ao Museu propriamente dito, os participantes afirmaram que, por estar a serviço da sociedade, este deve contribuir essencialmente para a formação da consciência das sociedades a que serve e para o engajamento destas comunidades na ação, [...] situando suas atividades em um quadro histórico que permita esclarecer os problemas atuais, ou seja, ligando o passado ao presente, engajando-se nas mudanças de estrutura em curso e provocando outras mudanças no interior de suas respectivas realidades nacionais; [...] (ICOM/Unesco, 1973).
Local: Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas
Inauguração: dia 28 de setembro de 2012, às 14h
De 02 de outubro a 30 de novembro de 2012, das 13 às 17h, de terça a sexta-feira.