Volumes são resultados de trabalhos desenvolvidos durante o I Ciclo de Estudos e Pesquisas do PRODOCÊNCIA
Acabam de ser publicados, os dois livros com artigos de professores e alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, orientandos de Iniciação Científica, que participaram do Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA, durante os anos de 2011 e 2012. Os volumes reúnem os trabalhos desenvolvidos durante o I Ciclo de Estudos e Pesquisas do Prodocência e foi financiado pela Coodenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. A publicação foi realizada pela editora CRV, de Curitiba - PR e cada volume foi organizado pelos coordenadores gerais do programa, professores Fernanda Aparecida Ribeiro e Robson Santos de Carvalho, e pelos coordenadores das áreas temáticas.
"Educação e os Processos de Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa" é o livro que reúne 16 capítulos, organizados em três partes, cada uma correspondendo a uma área temática do programa: parte I "A construção do currículo escolar"; parte II "Inclusão e diversidade na formação inicial de professores"; e parte III "Língua e cultura hispânicas". O projeto intitulado “Processos de Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa”, desenvolvido ao longo de dois anos (2010-2012), visou à articulação entre formação inicial e formação continuada, bem como à valorização dos profissionais do magistério como agentes formativos de cultura e, como tal, da necessidade de seu acesso permanente a informações, vivência e atualização culturais e desde seu início foi a prova mais real de trabalho em equipe, posto que foi pensado e executado por alguns professores dos cursos de Letras e Pedagogia.
"Para além de expressarem, apenas, um percurso de pesquisa, não temos dúvidas de que os capítulos deste livro proporcionaram aos discentes envolvidos uma experiência de interação entre ensino, pesquisa e extensão, conferindo um maior significado ao processo formativo desses discentes. Assim, reconhecemos que esta experiência tem sido antecipada pelos discentes, participantes do PRODOCÊNCIA, concedendo um diferencial à sua formação inicial para a docência, partilha que temos a grata satisfação de fazer com o leitor", comenta o coordenador, Prof. Robson Santos de Carvalho.
O livro "Ensino de Línguas e Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa" traz 20 capítulos, distribuídos entre as quatro partes do volume: "A pesquisa em alfabetização, letramento e leitura" (parte I); "Percursos da avaliação da aprendizagem de língua portuguesa" (parte II); "Diferentes olhares sobre os gêneros textuais" (parte III); e "Novas tecnologias aplicadas à educação" (parte IV).
Tal organização põe o leitor em contato com textos de abordagens bastante variadas que emergem da integração de diversos programas como PET e PIBID, além da Iniciação Científica Voluntária que mostram o quanto já se faz e o quanto há por fazer.
A pesquisa recente sobre formação de professores tem atestado o quanto os cursos de licenciatura se distanciaram, ao longo dos anos, do seu real propósito, haja vista a demanda sociocognitiva e de formação contínua que se impõe aos jovens professores nos tempos de hoje. Nos diversos capítulos deste livro, o leitor encontrará resultados de pesquisas desenvolvidas por graduandos, sob orientação dos professores coordenadores as áreas integrantes do projeto institucional, cujo intuito é fazer compreender a distância que se observa entre as propostas governamentais e a prática pedagógica nas escolas da educação básica. Mais que isso, são sugestões de trabalho prático na sala de aula da educação básica e uma reflexão ímpar sobre a formação inicial docente.
"Consideramos que este volume representará significativa contribuição aos estudos e pesquisas no âmbito do ensino-aprendizagem de língua(s) e da formação de professores, seja a inicial ou a continuada", ressalta Prof. Robson.
O grupo espera, dessa forma, contribuir para a socialização do saber gestado no interior da Universidade, em atividades de pesquisa, e para a consolidação da formação dos futuros profissionais do ensino.
Informações: Robson Santos de Carvalho, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, coordenador geral do PRODOCÊNCIA