Encerramento aconteceu nesta quinta-feira, 27/06/2013
O programa de Extensão Universidade Aberta à Terceira Idade - UNATI promoveu na tarde desta quinta-feira, 27/06/2013, o encerramento das atividades do 1º semestre de 2013 do curso de Espanhol - Hola, ¿qué tal? - Curso de Língua e Cultura Hispânica.
Reunindo todas as turmas e respectivos professores, o evento foi marcado por apresentações culturais, nas quais envolveu alunos recitando poema e cantando canções na língua hispânica.
Na oportunidade, as turmas receberam certificados e participaram de uma confraternização.
A ação foi coordenada pelo Prof. Italo Oscar Riccardi León e contou com a presença da pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima Sant' Anna, do coordenador da UNATI, Prof. Marcelo Pacheco e dos estagiários: Fabiane Freitas, Natália Martins e Vinícius Oliveira Souza.
O encerramento aconteceu no salão do prédio da Pró-Reitoria de Extensão.
Sobre o Curso de Espanhol – Hola, ¿qué tal? - Curso de Língua e Cultura Hispânica
Considerando a relevância de se comunicar em outra língua no mundo de hoje e o interesse cada vez mais crescente dos brasileiros pela língua espanhola como língua estrangeira - atualmente uma das línguas mais estudadas e faladas, depois do inglês- surgiu o interesse por atender as necessidades linguísticas e comunicativas dos alunos que integram a Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI da UNIFAL-MG por meio do projeto de Extensão intitulado “HOLA, ¿qué tal? - Curso de Língua e Cultura Hispânica”.
O projeto considera o ensino de língua fundamental como uma aproximação entre os povos, neste caso, países de língua espanhola e suas diversas interações socioculturais. Esta iniciativa inserida nos programas da UNATI significa um espaço de interação social na Terceira Idade cuja finalidade principal tem como objetivo utilizar a língua como instrumento de informação, comunicação e socialização, além de conhecer e explorar os aspectos culturais que envolvem o ensino de uma língua, o que permite um grande atrativo e estímulo aos interesses dos integrantes desta faixa social.
A proposta se caracteriza por uma abordagem de caráter dinâmica, flexível e por oferecer subsídios curriculares básicos aos seus integrantes possibilitando que eles conheçam e compreendam interações comunicativas básicas em espanhol e sua diversidade linguístico-social, e também, paralelamente, aspectos de caráter cultural significativos do mundo hispânico, permitindo o desenvolvimento de outras habilidades comunicativas tais como a leitura, a compreensão auditiva e o desenvolvimento da escrita.
Deve-se ter presente que estudar e aprender uma língua estrangeira (LE) é um fenômeno complexo e ainda mais na Terceira Idade, mas que seu desempenho e resultado exitoso dependerão da motivação, estratégias metodológicas, escolha de atividades e dedicação para com cada aluno. Vale lembrar o que disse José Ortega y Gasset, pensador e filósofo espanhol contemporâneo: “El que no puede lo que quiere, que quiera lo que pueda”.
Atualmente o Curso está constituído por níveis de ensino: Básico I, Básico II e Básico III e em cada nível atua um discente da Graduação em Letras da UNIFAL-MG que optou por cursar a Licenciatura em Espanhol, o que permite ao discente participar e desenvolver atividades complementares de ensino e de colaboração no seu estágio curricular, o que lhe permite, também, uma valorização do ensino de língua estrangeira e dos alunos integrantes da Terceira Idade.
Galeria [1]
Informações: Italo Oscar Riccardi León, professor de Espanhol da UNIFAL-MG