Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Curso de Formação em Avaliação da Extensão Universitária mobiliza instituições públicas do Sudeste

Curso de Formação em Avaliação da Extensão Universitária mobiliza instituições públicas do Sudeste

Por comunicacao em qua, 14/08/2013 - 14:19

Capacitação foi organizada pela UNIFAL-MG em Poços de Caldas e contou com representantes de nove instituições de MG e SP

O curso contou com 40 participantes de nove instituições de Minas Gerais e São Paulo

 

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) por meio da Pró-Reitoria de Extensão realizou o Curso de Formação em Avaliação da Extensão Universitária para capacitar profissionais ligados ao setor. A capacitação foi realizada de 7 a 9 de agosto, em Poços de Caldas e teve participação de nove universidades e institutos federais dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

O curso é uma das ações da CPA (Comissão Permanente de Avaliação) do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex) e ofereceu as disciplinas “Extensão Universitária brasileira”, ministrada por Maria das Dores Pimentel Nogueira (UFMG), “Gestão e Institucionalização da Extensão” com a professora Ana Inês Sousa (UFRJ), “Avaliação: aspectos teóricos e metodológicos”, pela professora Sônia Regina Mendes (UERJ), “Indicadores de monitoramento e avaliação da extensão” com o professor Fernando Setembrino Meirelles (UFRGS) e “Sistema de monitoramento e avaliação da extensão universitária” por Marilia Guimarães (UFMG).

De acordo com a professora Maria de Fátima Sant’Anna, Pró-Reitora de Extensão da UNIFAL-MG, a capacitação contribuiu para gerar uma reflexão sobre a Extensão Universitária no Brasil. “É necessário capacitar os profissionais dessa área para tornar as ações extensionistas mais efetivas e, principalmente, para avaliarmos os processos e resultados decorrentes de projetos e programas de extensão”, destaca.

Da UNIFAL-MG, 23 professores e técnicos administrativos participaram do curso. Segundo Fátima Sant’Anna foi uma oportunidade de intercâmbio de experiências com profissionais de outras universidades. Para ela, o relato de vivências permite uma análise sobre a política de extensão brasileira e possibilidade de aplicação na UNIFAL-MG.

Para Káthia Rebbeca Gomes, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), o curso foi extremamente importante e supre uma necessidade da área. “Pude ver como é feito o trabalho de extensão em diferentes universidades. Existem muitas semelhanças entre as instituições, principalmente, relacionada às dificuldades. Com o curso vimos que podemos utilizar ferramentas para medi-las e também diminui-las”, finaliza.

Informações: Ivanei Salgado, jornalista/ produtor cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG

Tags: 
Notícias [1]
Em Pauta [2]

Links:
[1] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[2] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases