Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Prodocência encerra ciclo de trabalhos com seminário na UNIFAL-MG

Prodocência encerra ciclo de trabalhos com seminário na UNIFAL-MG

Por comunicacao em seg, 24/09/2012 - 15:16

Evento aconteceu dias 21 e 22/09/2012

Fechando o ciclo iniciado em 2010, o Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência [1], executado pelos cursos de Letras e Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, da Universidade Federal de Alfenas, promoveu neste final de semana na sede da universidade, o Seminário “Processos de Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa”.

Coordenadores de áreas, professores e alunos prestigiaram a solenidade de abertura, que aconteceu na sexta-feira, 21/09/2012, conduzida pelo Prof. Ítalo Oscar Riccardi León, do Departamento de Letras.

O reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, abriu o evento agradecendo, em nome da universidade, a todos os envolvidos no projeto, pelo desempenho e desenvolvimento do Prodocência, em especial, aos professores, Robson Santos de Carvalho e Fernanda Aparecida Ribeiro, responsáveis pela coordenação do programa na instituição.

Prof. Paulo Márcio aproveitou para enfatizar o momento oportuno de finalização deste ciclo. “Acho que até o encerramento nesse período, é uma coincidência feliz, com um momento muito importante de discussão mais profunda que a gente está iniciando em nível nacional, em relação à qualidade de ensino no país, principalmente, em relação ao ensino fundamental e médio”, afirmou enquanto destacava a recente divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.

De acordo com o reitor, com o resultado do Ideb, a preocupação recai sobre o aluno do ensino médio, que é a matéria-prima das universidades. “A universidade também tem que ajudar neste problema, porque caso contrário, amanhã a gente vai discutir a qualidade do ensino superior, para além dos outros níveis educacionais. E acho que isso coloca a grande responsabilidade das universidades, em particular, da área de formação de professores”.

Concluindo a sua fala, o professor ainda fez questão de destacar: “Independente de qualquer avaliação, o Prodocência contribuiu muito para a UNIFAL-MG, e eu tenho certeza que contribuirá também muito para o Brasil repensar os seus modelos educacionais”.

Para o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL, Prof. Paulo Denisar Vasconcelos Fraga, a ideia de introduzir a pesquisa na formação dos professores do programa, lembra o projeto de criação da história moderna, de Rimbaud, quando a universidade era restrita apenas à questão do ensino, enquanto a ciência era trabalhada fora das academias. “O projeto de Rimbaud traz a ciência para o entorno da universidade, um pouco é isso que eu acho que o Prodocência recupera. Porque apesar da ciência ter entrado para a universidade, seguiu sempre a dicotomia; de um lado, os licenciandos, aqueles que vão só ser educados para educarem para o ensino, estão separados da pesquisa; e do outro lado, bacharelandos, ou seja, aqueles que serão cientistas.”

O diretor do ICHL também cumprimentou os colegas do Instituto: “Eu queria cumprimentar os colegas por esse belo projeto, pela sua significação interna, radical, de não formar apenas para ensinar, que já é muito, mas também formar os nossos novos professores, mostrando que a pesquisa é parte inseparável do ensino, e isso leva o ensino não só à revolução, mas leva também ao universo da inovação, da criatividade e da criticidade.”

O PRODOCÊNCIA

Durante o evento, o coordenador-geral do Programa de Consolidação das Licenciaturas, Robson Santos de Carvalho, fez um resumo do projeto, desde que a universidade foi contemplada no Edital da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em outubro de 2010.

“Embora nossa proposta tenha sido criada apenas por professores dos cursos de Letras e de Pedagogia, dadas as circunstâncias de data de fechamento de edital iminente à época, as atividades dos 7 subprojetos desenvolvidos, como a própria Comissão de Avaliação da CAPES manifestou em seu parecer, tem temáticas abrangentes que podem realmente atender as necessidades de licenciandos de qualquer área”, observou.

Segundo Prof. Robson, durante quase dois anos de trabalhos, as 7 áreas temáticas do programa estiveram envolvidas em mais de 90 horas de atividades entre 14 minicursos e 14 oficinas, abertos aos licenciandos da instituição e também aos professores da educação básica, da região. Foram mais de 400 vagas oferecidas nesta fase.

"Realizamos o I Ciclo de Estudos que fomentou a pesquisa desenvolvida pelos licenciandos, sob a orientação dos professores proponentes, na área de atuação das licenciaturas, abrangendo os temas propostos. Houve, portanto, uma ampliação quantitativa e qualitativa de projetos de iniciação científica, vinculados aos grupos de pesquisa da instituição”, afirmou. O professor destacou que foram ao todo 29 projetos de iniciação científica desenvolvidos, enquanto a meta era 14. “Vários desses trabalhos foram apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais, em diferentes pontos do país, projetando o nome de nossa instituição e suas realizações, no cenário científico-acadêmico nacional”.

A convidada da noite foi a Profa. Natália Moreira Tosatti [2], avaliadora dos exames Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa do Brasil) e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Profa. Natália lembrou a importância do Prodocência, afirmando que o programa se preocupa não apenas com a formação de docentes no Ensino Superior, mas volta-se também para o Ensino Médio e Fundamental.

A fim de socializar os resultados obtidos nas pesquisas desenvolvidas e possibilitar a apresentação de trabalhos científicos realizados pelos licenciandos; no sábado, 22/09/2012, as atividades do Seminário concentraram-se em comunicações que serão publicadas em anais do evento.

Outras informações sobre o Prodocência, pelo site: http://www.unifal-mg.edu.br/letras/prodoc [1]

Galeria [3]

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas
Tags: 
Notícias [4]
Em Pauta [5]

Links:
[1] http://www.unifal-mg.edu.br/letras/prodoc
[2] http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C839323
[3] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/seminarioprodocenciaencerraciclogaleria
[4] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[5] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases