Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Curso de Aperfeiçoamento “Práticas de produção de textos com o uso de ferramentas digitais”

Curso de Aperfeiçoamento “Práticas de produção de textos com o uso de ferramentas digitais”

Por comunicacao em seg, 17/02/2014 - 08:07
Participam da capacitação: acadêmicos do programa de extensão “sou + tec” e do Grupo PET – Letras

De 15/02 a 31/03, acadêmicos do programa de extensão "sou + tec" e do Grupo PET - Conexões de Saberes Letras participam do Curso de Aperfeiçoamento "Práticas de produção de textos com o uso de ferramentas digitais."

Este curso objetiva contribuir para a formação do professor de ensino de Língua Portuguesa no contexto de ensino para usuários de ambientes digitais. O professor de língua e as novas mídias, letramento, ferramentas digitais aplicáveis a práticas de escrita na web, nas mídias digitais e no evento - a redação do Enem e o professor - são alguns dos temas abordados.

Espera-se que a discussão e o aprofundamento dos temas elencados possam facilitar a compreensão do licenciando primeiramente em relação a teorias linguísticas que subsidiam as escolhas instrucionais para o ensino de produção de textos para o evento Redação do Enem. Secundariamente, espera-se que os licenciandos sintam-se capazes de propor práticas de ensino, não apenas relativas ao ensino de produção de textos, no contexto do Enem, mas também de produção de leitura, análise e reflexão linguística com o uso de tecnologias, buscando, para tanto, subsídios em teorias que se relacionem à tríade: texto, discurso e reflexão linguística.

Estão previstas atividades de estudo e de prática em momentos presenciais (12h) e não-presenciais (68h) e com o uso do moodle (ambiente virtual de aprendizagem), disponibilizado pelo Cead/UNIFAL-MG, totalizando 80h.

Organizado em três módulos: "A redação do Enem", "Web/mídias digitais no ensino de produção de textos” e “Atividades práticas”, o curso terá como culminância um Seminário de Socialização das atividades desenvolvidas para acadêmicos do curso de Letras, professores da rede pública e possíveis interessados na temática “ensino e tecnologias”.

Justifica-se a realização desta capacitação, pela necessidade de formar professores da educação básica que saibam lidar com questões de ensino em ambientes digitais ou com ferramentas digitais.

Informações: Rosângela Rodrigues Borges, professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras - tutora do Grupo PET-Letras da UNIFAL-MG

Tags: 
Notícias [1]

Links:
[1] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias