Visando promover um espaço de diálogo entre professores e alunos dos cursos de Química e Pedagogia da Universidade, nas modalidades presenciais e a distância, foi promovida uma palestra no sábado, 31/05, no auditório Dr. João Leão de Faria, sobre o tema “Alfabetização Científica na EJA”.
Sob a coordenação da Profa. Keila Bossolani Kiill, do Instituto de Química (IQ), e da Profa. Vanessa Cristina Girotto, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a palestra contou com a professora convidada Roseli Rodrigues de Mello, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
A abertura foi conduzida pela Profa. Keila, que iniciou a atividade explicando que o Programa de Formação Continuada de Professores de Química – PROFOQUI foi criado em 2011, com o objetivo de contribuir para a formação de professores de Química, mas com o passar do tempo, a proposta foi estendida para outras áreas, como da Pedagogia. “Este ano, nós estamos iniciando a Educação de Jovens e Adultos, então é um projeto que tem nos dado muitos frutos, em termos de pesquisa, de ensino e extensão”, salientou, destacando a convivência entre professores e alunos dos cursos envolvidos e o aprendizado proporcionado por essa convivência.
Compuseram a mesa de honra na solenidade, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; a pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva Santos; o vice-diretor do ICHL, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; o coordenador do curso de Pedagogia presencial, Prof. André Luiz Sena Mariano e a coordenadora do curso de Pedagogia a distância, Profa. Vanessa.
Durante a abertura, o vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Prof. Sandro Amadeu Cerveira falou sobre a representatividade da educação a distância para a UNIFAL-MG e para o Instituto. “Alegro-me muito por poder participar de um evento desta qualidade, desta importância e desta representatividade da educação a distancia. Os indicadores dos colegas que têm pesquisado sobre educação a distancia têm mostrado os resultados excelentes e uma das hipóteses que eu levanto, embora não seja minha área de pesquisa, é justamente que ao terem a necessidade de superar a dimensão da distância, vocês a transformam em variável positiva, ou seja, vocês precisam ser aquilo que todos os alunos universitários deveriam ser, autônomos”, argumentou.
Profa. Vanessa, agradeceu a presença dos participantes, falou sobre a integração do curso a distância com o curso presencial e comentou que a realização dos trabalhos em conjunto busca unir escola, comunidade, família e alunos. “Nós fazemos um trabalho meio que de formiguinha, tanto com relação à extensão, porque hoje o evento nós juntamos dois programas, que é a extensão, que eu visto a camisa também, e a educação a distância. A presença de vocês aqui me enche os olhos, porque a gente vê que de pouquinho em pouquinho a gente está conseguindo”, declarou.
O reitor aproveitou a oportunidade para manifestar reconhecimento pelo trabalho das equipes que atuam nos cursos. “Com certeza agregar a área de humanas em uma universidade que era só focada na área de saúde, trouxe um engrandecimento imensurável de conhecimento”, afirmou.
Alunos do curso de Pedagogia a distância dos polos de Araras, Bragança Paulista, Campinas, Campo Belo, Conceição do Mato Dentro, Varginha, São João da Boa Vista e Santa Izabel também prestigiaram o evento.
Galeria [2]