Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Projeto da UNIFAL-MG selecionado pela CAPES receberá cerca de 200 mil dólares

Projeto da UNIFAL-MG selecionado pela CAPES receberá cerca de 200 mil dólares

Por Ana Carolina Araújo em sex, 06/06/2014 - 10:57
Recurso será destinado para o desenvolvimento de pesquisa conjunta com a Universidade Texas A&M

A UNIFAL-MG foi uma das seis instituições brasileiras que obtiveram projetos selecionados no programa proposto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com a Universidade Texas A&M (CAPES/TAMU). O projeto “Açai (Euterpe Oleraceae M.) as Brazilian Medicinal Plant with Anti-malaria Activities in vitro and in vivo” receberá cerca de 200 mil dólares para o desenvolvimento de pesquisa nas duas universidades.

Coordenada pela Profa. Luciana Azevedo, [1] do curso de Nutrição da Universidade (Laboratório LANTIN), em conjunto com a Profa. Susanne Talcott [2] do Laboratório Food Science and Nutrition da Universidade Texas A&M, a pesquisa envolve o estudo de compostos bioativos do açaí como planta medicinal no tratamento da malária.

De acordo com a Profa. Luciana, docente em programas de Pós-Graduação da UNIFAL-MG, o recurso contemplará bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e missões com custeio para viagem e permanência no laboratório da Texas A&M durante um ano, além do custeio de materiais para a realização da pesquisa. “Além de ser grande e de consolidar metodologias, este projeto contribui para internacionalização da UNIFAL-MG. Eu acho essa troca muito importante para os nossos alunos, pela oportunidade de trabalharem aqui e lá, vivenciando trabalhos e culturas diferentes, participando de um projeto que já foi elaborado para essa finalidade”, comentou.

O resultado final do edital nº 77/2013 da CAPES/TAMU foi divulgado no dia 28/05. Confira aqui [3].

Estreitando os laços internacionais

[4]

Na sexta-feira, 30/05, a Instituição recebeu a visita da especialista em Marketing da Universidade Texas A&M, Monika Blackwell, para uma palestra sobre o tema “Explorando a Universidade Texas A&M”. Na ocasião, Profa. Luciana ressaltou que a presença da convidada possibilitaria à comunidade acadêmica, a oportunidade de conhecer melhor a “grandiosidade” da instituição americana, com a qual a UNIFAL-MG estabelecerá parceria com a aprovação do projeto pela CAPES.

A apresentação ocorreu durante a disciplina de Seminários do curso de Pós-Graduação em Química, sob a responsabilidade da Profa. Márcia Cordeiro, contando com a articulação do assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki.  

Galeria [5]

Tags: 
Notícias [6]
Em Pauta [7]

Links:
[1] http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4763870D1
[2] http://nfs.tamu.edu/people/talcott-susanne/
[3] http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/resultados/2852014-Edital-77-2013-TAMU-Resultado-Final.pdf
[4] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20140606085841.jpg
[5] http://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/projetoselecionadocapesrecebera200mildolaresgaleria
[6] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[7] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases