Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Pibidianos apresentam diagnóstico das escolas públicas parceiras do programa

Pibidianos apresentam diagnóstico das escolas públicas parceiras do programa

Por Ana Carolina Araújo em sex, 06/06/2014 - 10:38
Encontro dos participantes do PIBID aconteceu nesta quinta-feira, 05/06

[1]

Objetivando entender o cotidiano escolar e as necessidades das escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIFAL-MG, a coordenação organizou nesta quinta-feira, 05/06/2014, um evento de apresentação do diagnóstico das escolas. 

A atividade, coordenada pelos professores Olavo Soares, Luciano Sindra Virtuoso e Sandra de Castro Azevedo, envolveu os pibidianos dos cursos de Pedagogia, Matemática,  Geografia, História, Letras, Física, Biologia, Ciências Sociais, Espanhol e Química da Universidade.

Os bolsistas apresentaram as impressões levantadas nas escolas parceiras acerca da estrutura; proximidades do bairro onde estão localizadas; a organização e funcionamento; a caracterização dos sujeitos, envolvendo gestão escolar, funcionários, professores e estudantes; a relação dos estudantes com a equipe diretiva, funcionários, professores e colegas; a relação da comunidade com a escola; as estratégias didático-pedagógicas; comportamento do professor em sala de aula, conteúdos ministrados; participação dos alunos; representações criadas pelos sujeitos da escola em relação aos pibidianos, entre outras.

PIBID/UNIFAL-MG

Implementado na UNIFAL-MG no ano de 2009, o PIBID é um programa de fomento à formação inicial docente vinculado aos cursos de licenciatura oferecidos pela Instituição.

No final de 2013, a primeira fase desse programa foi encerrada e a equipe da UNIFAL-MG submeteu um novo projeto institucional à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que foi aprovado integralmente para a vigência de 4 anos.

Atualmente, o PIBID abrange 10 cursos da Universidade e mobiliza uma equipe de 215 licenciandos, 21 professores do ensino superior e 40 professores da educação básica, cujas ações geram impactos em mais de 6 mil estudantes das escolas públicas do município de Alfenas. São 13 escolas públicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio. Confira quais são elas [2].

Mais informações na página do PIBID: http://www.unifal-mg.edu.br/pibid/ [3]

Galeria [4]

Tags: 
Notícias [5]
Em Pauta [6]

Links:
[1] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20140606103221.jpg
[2] http://www.unifal-mg.edu.br/pibid/files/PLANILHA%20DAS%20ECOLAS%20PARCEIRAS%281%29.pdf
[3] http://www.unifal-mg.edu.br/pibid/
[4] http://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/apresentacaodiagnosticoescolasparceiraspibidgaleria
[5] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[6] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases