As dimensões biológicas, simbólicas, epidemiológicas, éticas e do processo de trabalho são necessárias para a formação do Médico e deveriam ser abordadas de maneira interdisciplinar desde os primeiros períodos do curso, reduzindo a distância abissal entre os ciclos básico e profissionalizante, entre a prática e a teoria, entre as especialidades e a visão do todo.
Buscando a integração das unidades curriculares ao longo do primeiro, segundo e terceiro ano do curso de Medicina da UNIFAL-MG, respeitando as tendências atuais da formação médica, ou seja, médicos generalistas formados por integração de conteúdos, teve início a unidade curricular Bases Integradas da Medicina (BIM).
A unidade Bases Integradas da Medicina I a V busca integrar as unidades curriculares utilizando a metodologias ativas, por meio do grupo tutorial, estando esta unidade baseada na proposta pedagógica do Núcleo de Apoio às Práticas Educativas (NAPE) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACMED-UFJF).
As Bases Integradas da Medicina tem por objetivos: Integrar as disciplinas, considerando o grau de complexidade; Aplicar os conteúdos básicos no modelo biopsicossocial na lógica da medicina centrada no paciente, na educação centrada no estudante e nas necessidades de saúde individuais e coletivas; Contextualizar os conteúdos do período nas práticas de saúde; Experienciar processo tutorial em pequenos grupos com o levantamento de lacunas de conhecimento baseadas nas experiências prévias e significativas; Permitir que os estudantes realizem individualmente as buscas para as lacunas de conhecimento levantadas no processo tutorial, à luz da Medicina Baseada em Evidências; Desenvolver o senso crítico-reflexivo e ético a partir das discussões entre pares nos pequenos grupos; Desenvolver o raciocínio clínico, aplicando os recursos cognitivos discutidos nos grupos tutoriais; Treinar a habilidade de comunicação, expressão e trabalho em equipe;
Construir mapas conceituais para a elaboração e reelaboração do conhecimento construído.
As situações problemas discutidas na BIM são construídas pela equipe de docentes do período, sendo eles médicos ou não. A unidade permite a integração também da equipe de professores do curso, pois estes participam de oficinas referentes à metodologia, realiza estudos referentes ao PPC do curso de Medicina e além consolidar a integração curricular.
Os grupos tutoriais para as BIMs são compostos de, no máximo, 15 estudantes por 2 professores (tutores). Este período na BIM I estão atuando os: Prof. Geraldo José Medeiros Fernandes, Profa. Livia Maria Rossato Moda, Profa. Marília Gabriella Alves Goulart Pereira, Profa. Jaqueline Carvalho de Oliveira, Prof. Rômulo Dias Novaes e Profa. Evelise Aline Soares.
Para que a unidade iniciasse em abril de 2014, os professores Evelise Aline Soares, Geraldo José Medeiros Fernandes, Livia Maria Rosatto Moda e Jaqueline Carvalho de Oliveira estiveram em um treinamento na Faculdade de Medicina da UFJF, acompanhando as atividades da disciplina integradora, sendo recebidos e orientados pelos médicos Profa. Oscarina da Silva Ezequiel e Profa. Sandra Helena Cerrato Tibiriçá, idealizadoras da proposta e do Núcleo de Apoio às Práticas Educativas (NAPE) da UFJF.
Segundo a Prof. Evelise, coordenadora do curso de Medicina da UNIFAL-MG, o apoio da Profa. Oscarina e Profa. Sandra foi fundamental para iniciarmos a atividade integradora na UNIFAL-MG. A professora também destacou o emprenho da Escola de Enfermagem, Prograd e Reitoria, desde a implantação a execução das BIMs no curso de Medicina.
O acadêmico Breno Rondinelli menciona que ficou bastante impressionado com a quantidade de conhecimento que pode ser aplicado em uma única situação-problema, possuindo pouco mais de uma página. "Acho que essa também foi a reação de todos vocês ao perceberem o quão profundas as análises podem ser feitas. Fazemos pesquisas em bases científicas e discutimos cada dado importante no problema, principalmente os que envolvam as unidades estudadas. Saímos daquela 'zona de conforto', em que o nosso papel se limitava a ouvir e estudar nos livros-texto. Acho que na BIM encontramos um pouco de respostas para aqueles questionamentos que vivemos nos fazendo em cada disciplina que aprendemos: 'E onde é que eu vou usar isto?' 'Pra quê um médico precisa saber disto?'", comenta.
O curso de Medicina da UNIFAL-MG fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso e nas bases legais explicitadas na Lei Nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB), visando à formação de médicos competentes para realizar com excelência técnica, ética e humanística o atendimento integral do ser humano. Buscando mais um curso de excelência na UNIFAL-MG, universidade que sempre foi destaque na qualidade de educação e dos egressos em diversas áreas, destacando a área saúde.
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Informações e fotos: Breno Rondinelli, acadêmico do curso de Medicina da UNIFAL-MG e Evelise Aline Soares, professora-coordenadora do curso