Nesta terça-feira, 02/09, a sede da UNIFAL-MG se agitou com o primeiro dia de atividades do Festival de Artes e Interações Socioculturais de Alfenas (FAISCA), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Prefeitura de Alfenas, com o Coletivo Suavis, com o DCE da UNIFAL-MG e com a Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE).
Durante o dia foram realizadas as oficinas voltadas para a reutilização de materiais, aproveitamento total de alimentos e compostagem, além da apresentação musical no Espaço Interação no Palquinho, que contou com a presença do grupo Conservatório Jazz Concert, do Centro Municipal de Música Walda Tiso de Alfenas.
À noite, aconteceu a abertura oficial com a mesa-redonda sobre o tema "Cidade e Universidade: espaço de interação sociocultural".
Hoje, 03/09, a programação traz oficinas sobre “Horta em Pequenos Espaços”, “Artesanato em Mandalas” e “Tinta Viva”, “Produção Musical: os primeiros passos para entrar em estúdio”, “Fotografia de Palco” e apresentações musicais e teatrais, com a participação do Madrigal Renascentista e do ator Felipe Corrêa, integrante do grupo "Ópera da Cidade Preta", que se apresentou nas cidades da região.
Amanhã, 04/09, o destaque fica por conta da oficina de Bioconstrução que será realizada na Unidade Educacional do bairro Santa Clara. Esta oficina marcará o início da criação de centro de convivência ecológica na unidade. “Produção Audiovisual” é o tema da oficina que será promovida na sede da Universidade. No Espaço Interação, o grupo Café com Cajuína se apresentará à tarde, e à noite o Cineclube FAISCA exibirá sessão especial no auditório Dr. João Leão de Faria, também na sede.
A oficina de Biocontrução continua na sexta-feira, quando também serão realizadas as oficinas “Escrita Criativa”, “Fanzine: publicações alternativas independentes”, “Beatmaker” e “Poesia: improvisação e slam”. No Espaço Interação, "Sarau Marginal" e apresentações musicais na Praça Getúlio Vargas (Concha Acústica).
No sábado, 06/09, o FAISCA segue para Praça do Bairro Pinheirinho, onde acontecerá a “Oficina do Brincar: Interações Socioculturais”. Ainda no sábado, haverá Cortejo com saída da Igreja Nossa Senhora Aparecida em direção à Praça Getúlio Vargas; Encontro das Culturas, com Maracatu Muiraquitã e Grupo de Capoeira; apresentações musicais com os grupos The Compositores, Samba Lux, La Mucura e Kêiscara, na Praça Getúlio Vargas, e ainda, a apresentação teatral da peça Operário em Construção (inspirado em poema de Vinicius de Moares).
No encerramento, domingo, 07/09, o FAISCA promove a pedalada “Pedal Consciente” com saída da sede da Universidade com chegada na Unidade Educacional Santa Clara. O palco da Feira, na Praça Emílio da Silveira, abrigará o momento “Intervenções”. No local, também será realizado o “Yoga na Praça”. Na Praça Getúlio Vargas, acontecerão apresentações musicais com Aedos n' Roll, Cuíca Elétrica, Ópera da Cidade Preta e banda K2. Para o público infantil, será realizada ainda, a apresentação teatral “Sapucaiaços”.
O FESTIVAL
O FAISCA é um projeto que tem por objetivo resgatar a importância da articulação entre instituições e do colaborativismo para promoção da cultura e sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e todos os integrantes da equipe organizadora, atuam como voluntários.
Em reportagem para Sebastião Filho do blog O Corvo Veloz, o produtor cultural da UNIFAL-MG, Ivanei Salgado, ressaltou o quanto as parcerias na realização do projeto beneficiam a população.“A união em iniciativas como esta, aponta para a viabilidade de parcerias entre instituições públicas, privadas e grupos organizados. A população é a maior beneficiada, pois além das atividades culturais, a movimentação de público aquece a vida econômica da cidade”, afirmou.
Galeria [2]
Acesse programação completa na página: www.unifal-mg.edu.br/faisca [3].
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3299-1077.