Projeto desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO) da UNIFAL-MG em parceria com a Universidade Estadual de Londrina e com a Universidade Estadual Paulista (Araçatuba-SP) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - Procad.
Trata-se da proposta "Rede de Cooperação entre Programas de Pós-graduação UEL/UNESP/UNIFAL" que visa à integração entre equipes de pesquisa como elemento de fortalecimento do processo de consolidação dos Programas de Pós-Graduação associados.
Segundo a coordenadora do PPGCO da Universidade, Profa. Vivien Thiemy Sakai, serão executadas missões de docência e pesquisa por parte dos docentes dos programas das instituições parceiras, que incluirão o planejamento e a execução de novos projetos de pesquisa em colaboração, por meio de coorientações; a participação em exames de qualificação e bancas de defesa; a oferta de disciplinas; a promoção de seminários e workshops; a redação de artigos científicos para publicação em períodos de impacto nas áreas de interesse. “A proposta também contempla a realização de estágios de pós-doutoramento de docentes dos três programas de pós-graduação, bem como a divulgação dos resultados obtidos em eventos científicos nacionais e internacionais”, ressalta.
Conforme edital, o valor total do financiamento a ser repassado ao projeto é de R$ 360 mil em recursos de custeio, a serem repassados em quatro parcelas anuais de R$ 90 mil.
No resumo do projeto, os pesquisadores Alberto Carlos Botazzo Delbem (UNESP/Araçatuba), Luiz Reynaldo de Figueiredo (UEL) e Vivien Thiemy Sakai (UNIFAL-MG), destacam a importância da proposta conjunta: “Acredita-se que a execução da estratégia ora proposta terá um impacto direto no processo de consolidação dos PPGs envolvidos no cenário nacional, bem como no processo de internacionalização dos mesmos.”
O Procad
O Procad atende ao disposto no Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, o qual prevê ações que visem à diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
A iniciativa tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas, que estimulem a formação pós-graduada e, de maneira complementar a graduada, também a mobilidade docente e discente.
Confira o resultado do Procad, divulgado nesta terça-feira, 10/09. [1]