No dia 2/9 foi realizado o “Workshop UNIFAL-MG e INB: construindo parceria para o conhecimento técnico e científico”, no campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG em parceria com as Indústrias Nucleares do Brasil – INB [2].
O evento, organizado pela Vice-Diretora do campus, professora Maria de Fatima Rodrigues Sarkis e por Walter Scassiotti Filho, Coordenador de Laboratório Processos na INB, contou com a participação do Magnífico Reitor da UNIFAL-MG, professor Paulo Márcio de Faria e Silva; do Gerente da INB Caldas, Roberto Bahia Rocha; e do Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Caldas (MG), Elias Guimarães Borges Filho, além dos Diretores do campus Poços de Caldas e do Instituto de Ciências e Tecnologia - ICT [3], outros funcionários da INB, técnicos e professores da UNIFAL-MG. Foi registrada ainda, a presença da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Eva Burger, do Assessor de Assuntos Interinstitucionais, professor Masaharu Ikegaki, e dos professores Marcelo Polo e Breno Régis Santos, representando o Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Tecnologia Ambiental, de Alfenas.
O workshop teve como objetivo oficializar a parceria entre ambas as instituições para a colaboração técnica e científica, a qual vem sendo trabalhada desde 2008, quando da criação do campus Poços de Caldas, que, na concepção de Universidade emprendedora, valoriza a relação universidade-empresa.
Durante o evento foi entregue, aos representantes institucionais, um documento elaborado pela comissão da UNIFAL-MG em parceria com a INB e com a Prefeitura Municipal de Caldas, Minas Gerais. A proposta apresentada visa à criação de um Instituto de Excelência em Mineração – Polo Mineral. Este instituto será implantado nas instalações da Unidade de Tratamento de Minérios da INB (UTM-Caldas), localizada no município de Caldas, Sul de Minas Gerais, que conta com área física e infraestrutura na área de mineração, além de ser um laboratório a céu aberto. A unidade industrial foi desativada em 2005 e está em processo de descomissionamento, com o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD, em implementação.
Esse será o primeiro condomínio temático de instituições de ensino superior, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias na área de mineração em âmbito nacional e internacional. Além dessas instituições, o polo abrigará empresas de referência, órgãos estaduais e federais e associações ligadas à área de mineração.
A professora Fátima Sarkis destacou a importância do projeto para o Estado de Minais Gerais, que possuiu experiência na área de mineração e reiterou: “A importância da criação deste instituto de excelência deve-se às demandas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em mineração – área estratégica para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país, porém com baixa produção científica em nível nacional e internacional”.
Durante o workshop, foram apresentados o histórico da exploração de urânio no Brasil, a implantação da UTM-Caldas e o processo de descomissionamento da unidade – PRAD, além da apresentação de demandas de pesquisa da empresa, referentes aos processos de licenciamento e descomissamento.
Ainda, visando à implementação dessa parceria, foram apresentadas diversas temáticas nas áreas de meio ambiente e mineração. Alguns projetos serão contratados via FACEPE, sendo o prazo final para a entrega de propostas o dia 29/09/14.
Informações: Maria de Fátima Rodrigues Sarkis, vice-diretora do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG e Bruno Andrade, secretário executivo do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG .
Fotos: Danilo de Abreu, técnico em audiovisual do campus de Poços Caldas da UNIFAL-MG