Em novembro, Campanha-MG - a cidade natal do cientista Vital Brazil - será ponto de encontro e debates acerca de animais peçonhentos durante o 2º Encontro Internacional Vital para o Brasil. O evento, organizado pelo Instituto Vital Brazil em parceria com a Rede Vital para o Brasil e a Prefeitura da Campanha, terá como tema os “120 Anos da Soroterapia Antiveneno - Dos Soros a Bioprospecção” e acontece de 11 a 14/11, das 8h às 18h, no Salão Nobre da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG. O evento também faz parte da série de comemorações aos 150 anos de Vital Brazil, que serão completados em 2015.
O encontro reunirá entre 200 e 300 pesquisadores de diferentes regiões brasileiras e de países como Austrália, Portugal, Argentina, Bolívia, com o objetivo de promover a aproximação entre eles, estudantes e instituições, a fim de estimular a cooperação permanente e as ações conjuntas em prol da qualificação profissional e do avanço de pesquisas. Segundo Érico Vital Brazil, neto do cientista e membro do comitê organizador, “além da cooperação, o encontro ajuda a divulgar informações preventivas e fundamentais sobre os acidentes com animais peçonhentos. Também apresenta os riscos e como ter acesso ao tratamento correto, fator determinante para salvar vidas”. Exposições científicas também estarão abertas para visitação do público.
O evento contará com minicursos sobre os temas: Sistemas Nacionais de Informação, Bioprospecção de venenos, Acidentes por animais peçonhentos ou Gestão e curadoria de coleções científicas.
As inscrições podem ser feitas na página www.vitalparaobrasil.com [2], portal onde a programação preliminar do evento também está disponível.
Soroterapia – em 10 de fevereiro de 2014, a soroterapia antipeçonhenta completou 120 anos. O cientista campanhense Vital Brazil observou que o soro utilizado à época, nos casos de acidentes com serpentes, não poderia ser empregado contra o veneno de qualquer cobra. A descoberta da especificidade do soro antiveneno estabeleceu um novo conceito na imunologia e, pela primeira vez, a medicina tinha um produto realmente eficaz no tratamento de acidentes ofídicos. “Os venenos animais podem conter promessas para novos tratamentos de diferentes doenças, assim como para o avanço de pesquisas em várias áreas do conhecimento médico e biotecnológico”, disse Érico.
O Instituto - O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br [3]) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.