No dia 11 de dezembro iniciou-se as atividades do “Estágio Técnico Científico e Professor Visitante” no CEIPAC [2]- Centro para el Estudio de la Interdependencia Provincial em la Antigüedad Clássica, da Universidade de Barcelona, Espanha.
O projeto Network for Archeology Data está sob direção do professor José Remesal, catedrático de História Antiga da Instituição, que, além de ser primeiro professor catedrático da Catalunha, esteve na UNIFAL-MG em 2013, ministrando uma série de palestras.
De acordo com o professor Cláudio Carlan, este projeto, desenvolvido pelo CEIPAC, recebeu verba, mais de 2 milhões de euros, da União Européia e da Alemanha, e será desenvolvido em vários países da Europa e África. “ O objetivo principal é o armazenamento e a coleta de dados nos sítios arqueológicos dos países citados, por isso, contamos com apoio da Faculdade de Física da Universidade de Barcelona, no qual fizemos um curso sobre Networks: “An Introduction with Applications to Archaeological data.” O projeto tem repercussão internacional, por ser multidisciplinar e é uma união perfeita entre as Ciências Humanas e Exatas”, destacou Carlan.
O professor Carlan informou que tem o intuito de aplicar o mesmo processo com alunos do curso de História que participaram do projeto "Arqueologia, uma atividade muito divertida" na UNIFAL-MG, e no LAP-Laboratório de Arqueologia Pública, NEPAM / UNICAMP, parceiro e colaborador. Explicou ainda que no relatório apresentado para FAPEMIG consta todo processo técnico e inovador.
O prof. Sandro Amadeu Cerveira, vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, de férias em Barcelona, também esteve presente no CEIPAC e interagiu com equipe sobre esse novo sistema de coleta de dados na arqueologia.
No dia 18 de janeiro, os membros do CEIPAC irão visitar o Sítio Arqueológico de Monte Testaccio, em Roma, na Itália, para realizar os primeiros testes práticos.
Informações: Claudio Umpierre Carlan - professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG