O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) completa no dia 17/02, dez anos de existência na UNIFAL-MG. Data que merece ser lembrada e comemorada.
Criado com a finalidade de coordenar, assessorar e prestar suporte técnico à execução das atividades na área de Educação a Distância (EaD), o CEAD tem contribuído significativamente para a democratização do acesso ao Ensino Superior Público, promovendo o conhecimento e a capacitação profissional de um número cada vez maior de pessoas.
Atualmente, o CEAD oferece cursos de graduação nas áreas de Ciências Biológicas (Licenciatura), Pedagogia e Química (Licenciatura); e também, os cursos de pós-graduação em Gestão Pública Municipal e Teorias e Práticas na Educação.
Utilizando o ambiente virtual de aprendizagem “Espaço Moodle”, o núcleo oferece flexibilidade de horário e comodidade para o aprendizado, preparando o profissional para o futuro.
Por meio do CEAD, a UNIFAL-MG está presente em 21 polos de EaD, em cidades de Minas Gerais e também do Estado de São Paulo:
Minas Gerais
- Alterosa [2]
- Boa Esperança [3]
- Cambuí [4]
- Campo Belo [5]
- Campos Gerais [6]
- Conceição do Mato Dentro [7]
- Formiga [8]
- Ilicínea [9]
- Lavras [10]
- Passos [11]
- Santa Rita de Caldas [12]
- Varginha [13]
São Paulo
- Araras [14]
- Bragança Paulista [15]
- Campinas [16]
- Franca [17]
- Jales [18]
- Santa Izabel [19]
- São João da Boa Vista [20]
- Serrana [21]
- Viradouro [22]
Para desenvolver as atividades propostas, a Coordenação conta com o apoio de uma equipe formada por professores, técnico-administrativos, colaboradores, tutores presenciais e tutores a distância, além de material didático especialmente elaborado para esta metodologia de ensino.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância, apontou aumento de mais de 50% nas matrículas desse tipo de curso no intervalo de um ano. No Brasil, são quase seis milhões de estudantes matriculados em algum curso da modalidade. Na UNIFAL-MG, são cerca de 1.400 alunos matriculados nos cursos oferecidos.
De acordo com o coordenador do Centro de Educação Aberta e a Distância, Prof. Luiz Eduardo da Silva, esse crescimento se explica com as possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias de informação, que ampliam o acesso ao ensino e as oportunidades de trabalho. "O mundo está mudando. A tecnologia, as facilidades de comunicação e outros fatores como dificuldades de tempo e de locomoção das pessoas fazem com que a Educação a Distância seja uma alternativa de educação e atualização. Pensando nisso, grandes universidades no mundo têm disponibilizado os mais diversos cursos em sites como coursera, veduca, entre outros”, comenta.
Identificados pelo perfil autônomo, os alunos de EaD desenvolvem a capacidade de organização e a disciplina, habilidades que favorecem à formação de um profissional diferenciado para o mercado de trabalho. "O perfil do aluno de EaD deve ser diferenciado. O aluno tem que ser disciplinado para organizar seus horários de estudo. Tem que ser proativo e participativo. O resultado disso tudo é que os egressos dos cursos de Educação a Distância são profissionais também diferenciados. Prontos para aprender a aprender. Aptos e autônomos o suficiente para participar, inclusive, de programas de pós-graduação”, afirma Prof. Luiz.
Novos alunos de EaD
Para este ano de 2015, a previsão é de que a UNIFAL-MG receba 500 novos alunos, sendo 350 provenientes das novas matrículas no curso de especialização em Teorias e Práticas na Educação e 150 novas matrículas em Gestão Municipal.
A partir de 2016, CEAD passará a considerar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso de novos alunos nos cursos de graduação. Para ingressar nos cursos de pós-graduação, o candidato deve acompanhar os editais divulgados no portal do CEAD.
Galeria [23]
Para mais informações, acesse: http://ead.unifal-mg.edu.br/cead/ [24]