Uma equipe do projeto de extensão "Observatório de Gestão Hospitalar" usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Alfenas nesta segunda-feira, 30/03, para explicar o funcionamento do programa, bem como as parcerias desenvolvidas. Na oportunidade, a coordenadora do projeto, Profa. Maria Regina Martinez, e a aluna do curso de Enfermagem, Thais Oliveira, líder discente do programa, falaram sobre o projeto pioneiro, que nasceu da prática da disciplina de Administração em Enfermagem III, possibilitando aos alunos exercitar o que é ser coordenador de serviço em Enfermagem.
O projeto envolve cerca de 40 pessoas, entre alunos, professores e servidores técnico-administrativos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Administração Pública da Universidade, bem como profissionais dos hospitais parceiros - IMESA de Alfenas, Hospital Varginha (IMESA) e Santa Casa de Alfenas - na formação e produção de conhecimentos e serviços em Gestão Hospitalar.
A finalidade do Observatório é se tornar uma referência em estudo, pesquisa, formação técnico-profissional e assessoria em Gestão Hospitalar para as instituições da região do Sul de Minas, a fim de enriquecer as parcerias e contribuir para que os hospitais obtenham certificados da qualidade de serviços.
No dia 06/04, a UNIFAL-MG sediará o 2º Workshop Interno com o tema “Pesquisa e Publicação Científica”, que destina instrumentalizar os participantes e demais interessados na temática, a transformar sua atuação extensionista em Gestão Hospitalar.
O evento está previsto para acontecer entre 14 e 17h, e contará com palestra sobre “Escrita Científica: do projeto à publicação dos dados” ministrada pela professora Silvia Graciela Ruginsk Leitão.
Também os professores Carlos Giovani do Nascimento, Cristiane Marciano Grasseli e Vanessa Bergamin Boralli Marques marcarão presença em uma mesa de debates, mediada pela Profa. Maria Angélica Mendes, sobre o tema “A ética em pesquisa hospitalar: da bancada à clínica e o reflexo na gestão hospitalar”.