Foram 127.142 candidatos concorrendo a 17.624 vagas distribuídas em todo o Estado. A etapa que verifica os conhecimentos gerais e específicos e as habilidades e competências necessários à docência na educação básica aconteceu no dia 08/03/2015 nas cidades onde se localizam as Superintendências Regionais de Ensino de Minas. O resultado e a classificação da 1ª etapa foram divulgados em 02/04/2015.
Uma análise preliminar indica que 81% dos alunos que cursaram ou concluíram Letras na UNIFAL-MG estão classificados dentro das vagas e que 70% dos classificados ocupam os primeiros lugares. Para o curso, um indicativo de que está no caminho certo: dois egressos, Gabriel Theodoro Gomes e Maria Cecília de Oliveira Pinto (português), e uma discente que [2]se encontra na metade do curso, Aline Lima, foram aprovados em 1º lugar. A afirmativa se deve ao fato de que os egressos concluíram o curso em agosto de 2014, mas participaram das adaptações e processo de implantação do atual PPC em 2011. Aline Lima, por sua vez, ingressou em 2013 e, mesmo sendo estudante do 5º período, obteve o 1º lugar. Andréia Rezende, também da turma de 2010, ocupa o 2º lugar (espanhol) e está em processo de conclusão da habilitação de português. Além disso, há de ressaltar que sete classificados são do atual curso. As próximas etapas são a avaliação de títulos e comprovação de experiência profissional. Mesmo sabendo que alguns deles não poderão assumir o cargo público, pois muitos não têm tempo de serviço e pós-graduação, o sucesso deles significa a realização de um trabalho sério pela equipe da UNIFAL-MG, em especial pelos docentes e discentes.
A inserção cada vez maior do curso de Letras nas escolas públicas de Alfenas e região por meio de projetos de extensão ou de ensino ou mesmo pela contratação temporária de nossos alunos, bem como a crescente contratação de alunos e egressos de Letras em escolas particulares, refletem o impacto positivo da implantação do curso de Letras em Alfenas e região. Além disso, muitos desses [3]alunos já concluíram ou estão realizando um projeto de iniciação científica, fato que reflete que a importância da pesquisa na formação do profissional da área de Letras.
A perspectiva dos docentes, dos alunos e egressos e da comunidade com que o curso lida diretamente é que Letras se consolide como curso de referência na formação de professores da educação básica em Minas Gerais e amplie sua atuação por meio da criação de um curso de mestrado na área de Letras e da oferta da habilitação de inglês, na modalidade Licenciatura, nos próximos anos.
Informações e Imagens: Rosângela Rodrigues Borges, coordenadora do curso de Letras/Licenciatura da UNIFAL-MG