No dia 01/10, os discentes da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, orientados pela Profa. Daniela Coelho de Lima, apresentaram seus projetos de extensão desenvolvidos em Alfenas no 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, que aconteceu na cidade de São José dos Campos-SP.
Representando a Universidade, os acadêmicos Hércules Sampaio e Ana Carolina Marques (9º período), Mariane Carolina Faria Barbosa (7º período), e o mestrando em Ciências Odontológicas, Geovane Evangelista Moreira, marcaram presença no evento.
[2]De acordo com a coordenadora do congresso, Profa. Líliam César de Castro Medeiros, o evento foi um sucesso, pois os alunos puderam participar de uma grande troca e aprendizados.“Vi trabalhos preciosos serem apresentados e senti uma enorme satisfação em fazer parte deste grande time nesta jornada. O congresso foi apenas a cereja do bolo, o presente! E isso é resultado de um grande trabalho, planejamento, execução, replanejamento e aprendizado, realizados durante meses, até anos, entre discentes, docentes, funcionários, voluntários, parceiros e sociedade, todos com sede e desejo de um mundo melhor”, enfatizou.
Os discentes da Faculdade de Odontologia apresentaram os projetos de extensão realizados nos Centros Educacionais Municipais de Alfenas (“Contos e Encantos”), nas Unidades “Básicas de Saúde e Visitas Domiciliares (“Cuidado de mãe”) e no Centro de Hemodiálise da Casa de Caridade de Alfenas Nossa Senhora de Perpétuo Socorro (“Odontologia Hospitalar”).
Premiado durante o evento, o projeto Cuidado de Mãe iniciou suas atividades no ano de 2010 com abordagens de gestantes atendidas no serviço público do município de Alfenas. Os interlocutores dessas ações são os acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade que proporcionam o repasse de informações e permitem as trocas de saberes. “Após o nascimento das crianças os acadêmicos fazem as visitas domiciliares aos núcleos familiares a fim de reforçar de forma ativa o conteúdo referente a atenção a saúde bucal do bebê. Isso é possível através do Sistema de Cadastramento Sempre Juntos pelo qual realiza-se a atualização logística do banco de dados (endereço, número telefônico e idade da criança) das gestantes entrevistadas previamente nas Unidades Básicas de Saúde”, explica o mestrando Geovane.
Nessas oportunidades, são utilizados: o kit de orientação sobre higiene bucal da mãe e da criança, painéis ilustrativos, pastas contendo roteiros investigativos e um macromodelo para explanação das técnicas de escovação. “Além disso, fornecemos à mãe, um kit para a manutenção da higiene bucal de seu filho contendo escova de dentes, creme dental sem flúor e um panfleto contendo orientações as mães abordando o contexto da saúde bucal”, explica.
Os trabalhos apresentados pelos alunos estão disponíveis na página do evento: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/schedConf/presentations [3]