Durante a realização do 43º Fórum de Capacitação da Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do MEC (FONAITec), sediado de 23 a 27/11, na cidade de Natal-RN, o auditor chefe da UNIFAL-MG, Jeferson Alves dos Santos, foi convidado a proferir palestra sobre o trabalho realizado pela Auditoria Interna da Instituição, no relacionamento com a Fundação de Apoio, na consecução das ações e bolsas de extensão, cursos e bolsas de Pós-Graduação, e projetos e bolsas de pesquisa.
A palestra foi ministrada para um grupo de 146 auditores internos que estavam reunidos para capacitação e que almejavam informações acerca de boas práticas realizadas na área. O trabalho apresentado pela Auditoria Interna da UNIFAL-MG teve um enfoque bem prático, sendo abordado desde a escolha do tema, a delimitação da matéria, a elaboração do plano de ação de auditoria, os apontamentos e as recomendações emanadas no sentido de se otimizar as rotinas internas dos setores envolvidos.
“A temática apresentada pela Auditoria Interna da UNIFAL-MG mostrou-se relevante ao passo que as orientações advindas dos órgãos de controle, cada vez mais, enfocam as áreas fins das Instituições. Inclusive, a alteração introduzida pela IN CGU nº24 de 18/11/2015 deixa bem clara a necessidade de realização de auditorias baseadas em risco e que enfoque as áreas fins”, comenta o auditor chefe.
De acordo com Jeferson, a Auditoria Interna da Universidade já vinha, desde 2014, alterando suas rotinas internas, por meio da aplicação de questionários para a realização de um planejamento baseado nos riscos institucionais, no intuito de promover na Instituição uma mudança de paradigma e uma implantação gradual de uma gestão feita baseada em risco. “Somente após a efetiva implantação dessa Gestão de Risco na UNIFAL-MG, é que será viabilizada uma maior e mais efetiva Auditoria Baseada em Riscos, conforme propõe o referido normativo”, afirma.
Para o auditor chefe, mesmo ainda distante do ideal, tendo em vista à incipiente gestão de risco na UNIFAL-MG, o trabalho realizado pela equipe de Auditoria ganhou relevância, por ser um dos poucos realizados focando a área fim da Instituição e já realizados com base nas metodologias mais modernas sugeridas pelos Institutos Internacionais de Auditoria Interna.
Informações e fotos: Jeferson Alves dos Santos, auditor chefe da UNIFAL-MG