Na sexta-feira, 04/12, os discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Instituição participaram de uma palestra por webconferência ministrada pelo professor Carlos Silva, do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologias Educativas Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal).
Promovida pela professora Helena Maria dos Santos Felício, a atividade, que integra o processo de cooperação entre a UNIFAL-MG e a universidade portuguesa, marcou o encerramento da disciplina “Currículo e Trabalho Docente”.
Desenvolvendo o tema “Modelos e Concessões Curriculares”, o palestrante apresentou importantes contribuições na compreensão do currículo enquanto campo de estudo e como conceito que define uma realidade. “O surgimento do currículo como campo científico tem lugar no princípio do século XX e na sua curta e intensa história tem vindo progressivamente a adquirir um estatuto fundamental dentro da ciência da educação”, explicou.
O Prof. Carlos enfatizou que, historicamente, a elaboração do conceito de currículo está ligada aos modelos psicológicos, sociológicos, epistemológicos e pedagógicos que lhe serviram de base, portanto, não há um conceito e, sim, “concepções curriculares”. “A noção de currículo abrange tudo aquilo que o meio escolar oferece ao aluno como oportunidade de aprendizagem de conceitos e fatos, de procedimentos e estratégias, de valores e atitudes através das experiências educativas planificadas para isso”, afirmou, ressaltando que essa noção envolve também os meios pelos quais a escola proporciona as oportunidades e avalia o processo de ensino-aprendizagem.
“As considerações trazidas pelo professor vêm ao encontro das construções teóricas realizadas no decorrer da disciplina”, comentou o acadêmico Fábio Brazier. Para Fábio e a colega Jaqueline Santos Barboza, a palestra do Prof. Carlos foi enriquecedora. “A atividade favoreceu uma rica troca de experiências e ao mesmo tempo a consolidação dos conceitos discutidos ao longo do semestre junto aos colegas”.
A cooperação entre a UNIFAL-MG e a Universidade do Minho visa contribuir com a formação dos mestrandos do PPGE e estreitar as relações acadêmicas e científicas com os professores da universidade de Portugal.