O curso de Medicina da UNIFAL-MG publicou no portal da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - organização social ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia do governo federal brasileiro, videoaulas interativas produzidas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Instituição.
Ministradas pela professora Flávia Andrade Oliveira Ribeiro, médica da área de Oftalmologia, as videoaulas foram produzidas para apoiar o desenvolvimento da disciplina de "Fundamentos da Clínica Cirúrgica" para o curso de Medicina durante o primeiro semestre de 2016.
Entre os temas apresentados pela médica docente nas videoaulas, estão: “Equipe cirúrgica”, no qual, a professora apresenta a composição de uma equipe cirúrgica e os papéis de cada membro; “Nomenclatura em cirurgia”, em que aborda as terminologias usadas na cirurgia clínica; “Pré, per e pós-operatório”, em que destaca os procedimentos e condutas das etapas de condução clínica de uma cirurgia e “Evolução da história da cirurgia”, centrando-se na história do desenvolvimento da cirurgia desde a antiguidade até os dias atuais.
As videoaulas estão disponíveis livremente e podem ser encontradas no endereço: http://www.videoaula.rnp.br/portal/home [2], bastando acessar a aba " [3]Medicina" na Área do Conhecimento "Biológicas" ou diretamente o link: http://www.videoaula.rnp.br/portal/search.action?filterType=202&idFilter=1211. [4]
Atualmente, o CEAD desenvolve a produção de videoaulas interativas em episódios em séries temáticas interdisciplinares ou disciplinares, para ser usadas de forma flexível tanto como apoio a cursos presenciais quanto em cursos na modalidade Educação a Distância (EaD).
De acordo com o técnico-administrativo do CEAD, Marcos de Abreu Nery, encontram-se em fase de pós-produção novas séries temáticas de videoaulas que devem ser publicadas ainda este semestre.
Com informações: Marcos de Abreu Nery, técnico-administrativo na Coordenadoria Executiva do Centro de Educação Aberta e à Distância da UNIFAL-MG